Secretaria de Saúde de São João Batista recomenda reforço de cuidados preventivos contra a Covid-19

Com sublinhagem Ômicron BQ.1.1 em circulação no Estado, Município tem registrado aumento no número de casos positivos para a doença nos últimos dias

A Secretaria Municipal de Saúde de São João Batista recomenda à população o reforço de cuidados preventivos contra a Covid-19. A cidade registra atualmente 13 casos ativos da doença, sendo que 11 testaram positivo nesta semana e uma paciente está em tratamento hospitalar. Também tem se observado um aumento considerável na procura por atendimento médico por pacientes com sintomas respiratórios.

“Com a circulação da subvariante BQ.1.1 no Estado, é esperado um aumento de casos de Covid-19 para as próximas semanas. No entanto, até o momento, não há evidências de que a BQ.1.1 esteja associada a um aumento de infecções mais graves, principalmente em pessoas com vacinação completa. Neste sentido, é fundamental que a população mantenha o esquema vacinal em dia”, destaca a secretária municipal de Saúde, Karin Leopoldo.

Higienizar frequentemente as mãos, evitar tocar olhos, nariz e boca, limpar e desinfetar superfícies e objetos, evitar contato próximo com pessoas doentes e manter os ambientes ventilados são outras das orientações. Além disso, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC) emitiu uma nota com recomendações para o uso de máscara facial de proteção em alguns casos.

O órgão recomenda fortemente o uso de máscara por pessoas com sintomas respiratórios, por pessoas com 60 anos ou mais, por pessoas transplantadas, renais crônicos e imunossuprimidas, assim como por profissionais de saúde e dentro de estabelecimentos de saúde. Também é moderadamente recomendado o uso de máscara pela população em geral em ambientes fechados, com aglomeração e sem circulação de ar.

Em caso de sintomas respiratórios, a orientação é procurar atendimento em uma unidade de saúde. Informações sobre a vacinação no município estão disponíveis no link http://bit.ly/3pHLxKy.