Secretaria de Saúde de São João Batista abrirá novo grupo de combate ao tabagismo

Interessados devem comparecer ao CAPS (Rua Augusto Paulo Durkopp, nº 60), no dia 9 de fevereiro, das 13h às 19h30

A Secretaria Municipal de Saúde de São João Batista abrirá um novo grupo de apoio do Programa de Combate ao Tabagismo. Quem tiver interesse em participar, deve comparecer no CAPS (Rua Augusto Paulo Durkopp, nº 60), no dia 9 de fevereiro (quinta-feira), das 13h às 19h30, com as entrevistas sendo realizadas por ordem de chegada.

“Parar de fumar não é uma tarefa fácil, uma vez que o tabaco causa dependência física e psicológica. No entanto, para quem deseja abandonar o vício, oferecemos o Programa de Combate ao Tabagismo. A iniciativa tem como objetivo reforçar as ações nacionais de conscientização sobre os danos sociais, à saúde, econômicos e ambientais gerados pelo tabaco”, destaca a coordenadora da Equipe Multiprofissional de Atenção Especializada, Janifer Otto.

Como parte do programa, é promovido um grupo de apoio aos usuários. Os encontros, que acontecem ao longo de todo o ano no Centro de Atenção Psicossocial de São João Batista (CAPS), proporcionam o compartilhamento de experiências e o acompanhamento de profissionais da saúde.

Conforme explica o nutricionista Rodrigo Matias, somente no último ano, foram atendidos cerca de 80 pacientes. O trabalho é desenvolvido com base nos manuais de orientação do Ministério da Saúde e em informações sobre o uso de medicamentos e todos os malefícios provocados pelo consumo do tabaco.

“É importante lembrar que esta ação contribui com a proteção e a promoção à saúde, reduzindo o risco de doenças crônicas e suas complicações. Deixar de fumar aumenta a qualidade e a expectativa de vida”, salienta a secretária municipal de Saúde, Karin Leopoldo.