Previne Brasil: São João Batista é destaque em avaliação de indicadores de saúde

Nota dos municípios é utilizada pelo Governo Federal como referência para financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS)

São João Batista conquistou o primeiro lugar entre os municípios da Grande Florianópolis com mais de 20 mil habitantes na avaliação do programa Previne Brasil relativa ao primeiro quadrimestre de 2023. A nota média alcançada pela Capital Catarinense do Calçado, entre os sete indicadores analisados, foi 8,0.

“O início deste ano, por conta dos impactos da enchente, que causou o fechamento temporário de três unidades, foi de grandes desafios. Mesmo assim, conseguimos novamente melhorar nossos indicadores. Agradecemos muito a todas as equipes pelo empenho e trabalho, que reflete diretamente na melhoria dos serviços prestados à população”, comenta a secretária municipal de Saúde, Karin Leopoldo.

Conforme ela explica, o programa Previne Brasil leva em consideração sete indicadores. São eles: proporção de gestantes com seis consultas pré-natal, proporção de gestantes com exames para sífilis e HIV, proporção de gestantes com atendimentos odontológicos realizados, proporção de mulheres com coleta de citopatológico, cobertura vacinal contra diversas doenças, proporção de pessoas com hipertensão com consulta e pressão arterial aferida e proporção de diabéticos com consulta e solicitação de hemoglobina glicada.

Com os resultados, São João Batista garante o direito à manutenção de recebimento de transferências da União referentes ao programa. Criado em 2019, como novo modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS) do país, o Previne Brasil tem parte de seus repasses vinculados ao desempenho alcançado pelas equipes de saúde.