São João Batista sediará workshop sobre desafios e oportunidades sustentáveis na mineração de areia em leitos de rios da Bacia do Rio Tijucas

Inscrições para o evento, que acontece no dia 23 de outubro, já estão abertas e podem ser efetuadas gratuitamente pelo link https://shre.ink/n2g0

São João Batista será a sede do primeiro workshop sobre desafios e oportunidades sustentáveis na mineração de areia em leitos de rios da Bacia do Rio Tijucas. O evento será realizado no dia 23 de outubro (segunda-feira), das 8h30 às 16h30, no Centro Cultural Batistense (Rua Ramão Pedro Rodrigues, s/nº, Centro). As inscrições podem ser efetuadas gratuitamente, de forma antecipada, pelo link https://shre.ink/n2g0.
O workshop é uma promoção do Comitê Tijucas e Biguaçu e do Instituto Água Conecta, contando com o apoio da Prefeitura de São João Batista, por meio da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Fumab). O evento reunirá representantes de prefeituras e instituições da região, assim como de especialistas técnicos e de extratoras de areia.
Conforme destaca o Comitê Tijucas e Biguaçu, o workshop tem como objetivo proporcionar um momento para discussão e busca de alternativas sustentáveis para a extração de areia, além de novas tecnologias para minimizar os impactos da atividade.
“O tema é uma das principais questões ambientais discutidas na Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas, uma vez que a extração de areia em leito de rio é uma das atividades econômicas fundamentais da região, abastecendo a indústria da construção civil. No entanto, a mineração de areia pode gerar alguns impactos ambientais, principalmente nos recursos hídricos”, complementa o órgão.

Programe-se
O que: Workshop “Mineração de areia em leito de rio na Bacia do Rio Tijucas: desafios e oportunidades sustentáveis”
Quando: dia 23 de outubro de 2023 (segunda-feira), das 8h30 às 16h30
Onde: Centro Cultural Professor Maria Roselene Duarte Clemes (Rua Ramão Pedro Rodrigues, s/nº, Centro, São João Batista)
Quanto: o evento é gratuito. As inscrições podem ser efetuadas, de forma antecipada, pelo link https://shre.ink/n2g0