Workshop em São João Batista reuniu mais de 60 pessoas de diferentes instituições da região da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas

Evento, realizado na segunda-feira (23), debateu desafios e oportunidades sustentáveis na mineração de areia em leitos de rios da Bacia do Rio Tijucas

São João Batista sediou, na segunda-feira (23), o primeiro workshop sobre desafios e oportunidades sustentáveis na mineração de areia em leitos de rios da Bacia do Rio Tijucas. O evento foi promovido pelo Comitê Tijucas e Biguaçu e o Instituto Água Conecta, com o apoio da Prefeitura de São João Batista, por meio da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Fumab).

A iniciativa reuniu mais de 60 pessoas, incluindo representantes de prefeituras da região e de extratoras, além de profissionais da UFSC, da Agência Nacional de Mineração, do Ministério Público de Santa Catarina e da Fundação Estadual de Proteção Ambiental do Rio Grande do Sul.

O workshop promoveu o debate sobre a extração de areia no leito do rio na Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas, a partir de diferentes perspectivas e contou com a ampla participação e trocas entre os palestrantes e a plateia. Conforme destaca a organização do evento, as reflexões e questionamentos foram fundamentais para pensar em alternativas sustentáveis para a realização dessa importante atividade econômica na região.

Um dos momentos de destaque foi a apresentação da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) sobre as diretrizes técnicas para o licenciamento ambiental da extração de areia em recursos hídricos do Rio Grande do Sul, com o monitoramento via satélite da extração de areia em recursos hídricos.

Ao final do evento, as instituições aprovaram uma Carta de Intenções sobre a sustentabilidade da extração de areia em leito de rio na Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas, com uma série de recomendações e indicações sobre a atividade.