Sessão de apresentação dos candidatos ao Conselho Tutelar de São João Batista acontece na próxima segunda-feira (04/09)

Evento será realizado na sede da Câmara de Vereadores, às 19h, e é aberto à participação da comunidade

A sessão pública de apresentação dos candidatos ao Conselho Tutelar de São João Batista será realizada na próxima segunda-feira (04/09), às 19h, na sede da Câmara de Vereadores (Rua João Vicente Gomes, nº 37). O evento é organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e é aberto à comunidade. Toda a população está convidada a participar.

Conforme destaca a comissão eleitoral, a sessão de apresentação é uma etapa muito importante do processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar, tendo em vista que possibilitará aos munícipes conhecer de perto quem são os 16 postulantes a uma vaga no órgão. Cada candidato terá três minutos para apresentar seu plano de trabalho. Também serão abertos espaços para questionamentos por parte da população.

A eleição para o Conselho Tutelar, que acontece de forma unificada em todo o Brasil, será realizada no próximo dia 1º de outubro, das 8h às 17h. A votação, em São João Batista, ocorrerá na Escola de Educação Básica Alice da Silva Gomes (Rua Francisco Lauro Sgrott, nº 48).

Toda pessoa maior de 16 anos, com título de eleitor registrado no Município e em dia com a justiça eleitoral, pode votar. São cinco vagas em disputa para o mandato 2024/2028, sendo que cada cidadão pode votar em apenas um candidato.

Conforme destaca o CMDCA, apesar de não obrigatória, a participação de todos é essencial, já que os conselheiros tutelares têm a missão de garantir que as crianças e os adolescentes tenham os seus direitos respeitados, devendo atuar na proteção a todas as formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

A lista completa dos candidatos pode ser conferida em https://sjbatista.sc.gov.br/conheca-os-candidatos-ao-conselho-tutelar-de-sao-joao-batista.