Em Brasília, Pedroca busca agilizar processos e liberação de recursos para reconstrução de São João Batista

Chefe do Executivo Batistense teve reuniões com representantes da Defesa Civil, do Exército Brasileiro e da Caixa Econômica Federal nesta quarta-feira (25)

 

O prefeito Pedro Alfredo Ramos, o Pedroca, e a diretora-executiva da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Fumab), Fernanda Brasil Duarte, estão em Brasília para agilizar processos relacionados aos impactos da enchente em São João Batista. A agenda, nesta quarta-feira (25), contemplou três importantes reuniões.

A primeira delas foi com o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, em que foi solicitado agilidade na análise dos processos e na liberação de recursos decorrentes da calamidade pública. Ainda foi requerida prioridade ao que envolve a reconstrução da Ponte dos Imigrantes Italianos, no acesso à Colônia Nova Itália. O secretário da Defesa Civil de Santa Catarina, Luiz Armando Schroeder, e a secretária estadual de Articulação Nacional, Vânia Franco, também participaram da audiência.

Outra reunião foi com o diretor interino do Departamento de Engenharia e Construção do Exército Brasileiro, General Viana, para articular a liberação de uma ponte provisória no acesso à Colônia Nova Itália. Durante o encontro, foi informada a necessidade de definições internas de custeio que dependem da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.

Os representantes do Executivo Batistense também estiveram na sede da Caixa Econômica Federal para tratar sobre a possibilidade de dilatação dos prazos dos contratos de financiamento da linha de crédito Finisa, firmados em 2018 e 2019, tendo em vista as condições econômicas pós-evento da inundação.

“As reuniões foram positivas e acreditamos que vão render bons resultados em breve. Precisamos da ajuda do governo federal, do estadual, para nos reerguer. Pedimos também a compreensão e a paciência da população. Estamos trabalhando muito, mas estes processos são bem burocráticos e nem todas as respostas vêm tão rápidas quanto queremos”, comenta Pedroca.