Confira os vencedores da etapa municipal da Olimpíada de Língua Portuguesa

Trabalhos nas categorias Poema, Memórias Literárias, Crônica, Artigo de Opinião e Documentário foram analisados pela comissão julgadora na quarta (28)

Com o tema “O lugar onde vivo”, a etapa municipal da 6ª Olimpíada de Língua Portuguesa teve seus vencedores revelados na última quarta (28), após avaliação pela comissão julgadora. O concurso, que integra o programa Escrevendo o Futuro, é disputado em cinco categorias: Poema, Memórias Literárias, Crônica, Artigo de Opinião e Documentário.

Nas duas primeiras, a EEB Lídia Leal Gomes levou a melhor. Na categoria Poema, foi selecionado o texto “A vida no interior”, da aluna Clara Cristina Garcia e, em Memórias Literárias, o texto “As águas não levaram nossa determinação”, do aluno José Augusto Marquato Hoffman. Já na categoria Crônica, a vencedora foi Maria Júlia Siqueira, da EEB Professora Araci Espindola Dalcenter, com o texto “Recanto da Compaixão”.

Enquanto o Artigo de Opinião escolhido foi “Será que hoje conseguirei pedalar?”, de autoria da aluna Amanda Von Dentz, da EEB São João Batista. Da mesma instituição, o audiovisual “A associação na causa animal”, produzido por Mel Monique Brandalise e Eliaby Mazera, venceu a categoria Documentário, novidade nesta edição da Olimpíada.

A comissão julgadora foi formada por Aline Velho da Silveira, Marilene Carrano Barros Melara e Rosicleia Sardo. A etapa teve a organização de Katiane Amorim. Os trabalhos selecionados, cujas íntegras podem ser conferidas nas galerias abaixo, representarão São João Batista na fase estadual do concurso, que é uma iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

TRABALHOS SELECIONADOS

Categoria: Poema

Título: A vida no interior

Instituição: Escola de Educação Básica Professora Lídia Leal Gomes

Aluna: Clara Cristina Garcia

Professora: Odete Inês Kappaun

Diretora: Jania Catarina Zunino

Categoria: Memórias Literárias

Título: As águas não levaram nossa determinação

Instituição: Escola de Educação Básica Professora Lídia Leal Gomes

Aluno: José Augusto Marquato Hoffmann

Professor: Oséias Couto dos Santos

Diretora: Jania Catarina Zunino

Categoria: Crônica

Título: Recanto da Compaixão

Instituição: Escola de Educação Básica Professora Araci Espindola Dalcenter

Aluna: Maria Júlia Siqueira

Professora: Maria Augusta Almeida Bastos

Diretor: Luis Fernando Ribeiro

Categoria: Artigo de Opinião

Título: Será que hoje conseguirei pedalar?

Instituição: Escola de Educação Básica São João Batista

Aluna: Amanda Von Dentz

Professor: Oséias Couto dos Santos

Diretor: Luiz Carlos da Silva