Domingo é dia de Teatrando no Bosque

Nova edição do ‘Cultura em Movimento’ contará, entre outros atrativos, com apresentações teatrais e musicais, roda de capoeira e atividades para crianças

Domingo é dia de Cultura em Movimento – Edição Teatrando no Bosque em São João Batista. O evento, que acontece das 10h às 17h, no Bosque Municipal (situado na Av. Egídio Manoel Cordeiro, em frente ao Senai), contará com a apresentação de cinco fragmentos de peças teatrais e uma história contada através de fantoches, assim como com o Grupo Desterro Capoeira, a Banda Funjuve e Terno de Reis com o Grupo São Francisco de Assis (confira horários abaixo).

Além disso, durante todo o dia, haverá feirinha de artesanato, varal literário alusivo ao Dia da Consciência Negra, sessão de fotos e bate-papo com os alunos/atores, piquenique e atividades para crianças, como pintura de desenho e massinha de modelar. A promoção é da administração municipal, por meio da secretaria de Educação e da Fundação Municipal de Cultura e Juventude (Funjuve), com o apoio da Cia Teatral EmCena.

Reflexão sobre cotidiano dos jovens

Conforme explica a professora Esther Cristina Rodrigues, o projeto Teatrando no Bosque surgiu como alternativa para os alunos da Escola Municipal de Dança, Teatro e Música mostrarem ao público o trabalho desenvolvido em sala de aula ao longo do ano, já que o Centro Cultural está em obras. As peças foram adaptadas para que fosse possível, em um único dia, apresentar várias performances.

“Todos os fragmentos de texto terão uma reflexão sobre o cotidiano dos jovens, suas escolhas sobre o bem e o mal, o uso excessivo da tecnologia, a necessidade da leitura e da criatividade. O espaço alternativo, em meio à natureza, de tamanho apropriado, de excelente fotografia e sem precisar de tecnologia como palco, cenários, e iluminação, motivou a escolha”, destaca Esther.

O evento terá a participação de mais de 60 alunos e terá o suporte da Cia Teatral EmCena. “Esse momento no bosque celebrará o encerramento do curso de teatro, fará um convite ao jovem que se interessar em frequentar nossa escola, incentivará a leitura e o fazer teatral, além de fomentar a cultura na comunidade”, complementa Esther.

Confira a programação:

10h – Fragmentos teatrais “Peter Pan” e “Marina e o espelho”

10h30 – Roda de capoeira com o Grupo Desterro Capoeira;

14h – Banda Funjuve;

15h – Fragmentos teatrais “Contando e cantando histórias”, “A ver estrelas”, “Memórias”, “Marina e o espelho” e “O príncipe da meia noite”

16h30 – Terno de Reis com o Grupo São Francisco de Assis