Capacitação inicial da rede socioassistencial de São João Batista sobre a Escuta Especializada é concluída

Cerca de 1,1 mil profissionais das áreas de Assistência Social, Educação e Saúde participaram das atividades

A Prefeitura de São João Batista, por meio da Secretaria de Assistência Social, concluiu, nesta terça-feira (05), a capacitação inicial da rede socioassistencial para a implementação da Escuta Especializada no município. As atividades foram ministradas pela assessora de Assistência Social da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis (Granfpolis), Vânia Guareski Souto, e pela assessora educacional da Granfpolis, Bianca Silveira da Rosa.

A iniciativa contou com a participação de cerca de 1,1 mil profissionais, sendo dividida em duas etapas. A primeira, que aconteceu nos dias 20 e 21 de julho, teve como público-alvo servidores da área de Educação das redes municipal, estadual e particular. Já a segunda, executada nesta terça-feira (05), foi voltada a servidores das áreas de Assistência Social e da Saúde, assim como a colaboradores da APAE.

“A Escuta Especializada busca proteger crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência, evitando que sofram revitimização no curso do atendimento. Após estabelecermos um comitê gestor e um fluxograma, a capacitação de toda a rede socioassistencial era mais uma etapa fundamental para que, de fato, possamos colocar em prática a lei aqui em São João Batista”, explica a secretária municipal de Assistência Social, Naldir da Silva Alexandre.

Conforme ela destaca, o próximo passo será a publicação dos protocolos de atendimentos, que estão em fase de ajustes por parte do comitê responsável. A implementação da Escuta Especializada em São João Batista também ocorre com a participação de representantes de órgãos de Segurança Pública, do Judiciário e do Ministério Público.