Defesa Civil de São João Batista alerta para risco de enchente nas próximas horas

A Prefeitura de São João Batista, por meio da Coordenadoria de Defesa Civil, alerta à população sobre o risco de nova enchente no Rio Tijucas nas próximas horas. Os acumulados de chuva, nas últimas 24 horas, alcançaram 88,2mm na cidade. O nível do Rio Tijucas, no Centro de São João Batista, saltou, nesta quarta-feira (04), de 2cm às 5h da manhã para 344cm às 19h. Os dados são do sistema Epagri/Ciram.

Uma força-tarefa, composta por equipes da Prefeitura de São João Batista, de órgãos de segurança pública e de voluntários da Defesa Civil, está de prontidão para atender eventuais ocorrências. Três abrigos também estão sendo organizados caso haja necessidade. Uma sala de gestão de crise foi montada na sede do Executivo Municipal. Mais informações serão passadas às 20h30, por meio do instagram/prefeituradesjb.

“Ninguém quer que aconteça, mas é dever do Município alertar sobre o risco de uma nova enchente e estarmos preparados para atender a população caso seja necessário. Unidos, com fé em Deus, vamos superar mais esta”, comenta o prefeito Pedro Alfredo Ramos, o Pedroca.

Conforme orienta a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, os moradores devem adotar medidas preventivas para diminuir potenciais prejuízos materiais e ficarem atentos a alertas sobre eventuais ordens de evacuação para abrigos emergenciais.

“Queremos evitar, em um eventual transbordamento do Rio, que as pessoas fiquem presas em casa e precisem ser resgatadas. O risco existe e todos devem ficar alertas desde já. Preferimos pecar pelo excesso, do que pela omissão”, destaca o coordenador municipal de Defesa Civil, Kleber de Moura.

Os níveis do Rio Tijucas podem ser monitorados on-line, pelo link https://ciram.epagri.sc.gov.br/rios-online. Informações relacionadas à Defesa Civil também podem ser recebidas pelo WhatsApp, por meio da comunidade https://bit.ly/comunicasjb, assim como acompanhadas pelo perfil instagram.com/prefeituradesjb e pela fanpage facebook.com/prefeiturasjb. Em caso de ocorrências, a orientação é ligar para o 193 (Bombeiros) ou para o (48) 99176-8891 (Coordenadoria Municipal de Defesa Civil).