Município de São João Batista declara situação de emergência em áreas atingidas por vendaval na terça-feira (14)

Evento climático adverso causou estragos principalmente no interior, abrangendo o distrito de Tigipió, o bairro Colônia Nova Itália e o bairro Fernandes

O prefeito Pedro Alfredo Ramos, o Pedroca, declarou, por meio do Decreto n° 4891/2023, situação de emergência nas áreas de São João Batista atingidas pelo vendaval de terça-feira (14). A medida foi autorizada previamente pelo Conselho Municipal de Defesa Civil, em reunião realizada na manhã desta quinta-feira (16).

O forte deslocamento de massa de ar afetou principalmente o interior do município, abrangendo o distrito de Tigipió, o bairro Colônia Nova Itália e o bairro Fernandes. Conforme levantamento da Defesa Civil, foram registrados estragos em 63 residências e duas empresas do ramo madeireiro, assim como em plantações de fumo, milho e mandioca.

A Capela São José, no bairro Colônia Nova Itália, foi interditada preventivamente. Ainda foram verificados danos no telhado da Unidade Básica de Saúde de Tigipió.

Durante a terça-feira (14), foram registrados bloqueios temporários na SC-108 devido a quedas de árvores. Também houve quedas de fios de alta tensão, deixando as localidades sem energia elétrica.