Força-tarefa da Defesa Civil de São João Batista prestará apoio técnico na Serra Gaúcha

Grupo composto por quatro pessoas partiu na manhã desta quinta-feira (09) para Bento Gonçalves, onde auxiliará no mapeamento de áreas de risco, em resgates aéreos e em ações de gestão de desastre

Uma força-tarefa da Defesa Civil de São João Batista auxiliará no mapeamento de áreas de risco, em resgates aéreos e em ações de gestão de desastre na Serra Gaúcha. O grupo, que é composto por quatro pessoas, deslocou-se para Caxias do Sul, com o apoio aéreo da empresa Havan, na manhã desta quinta-feira (09), e agora segue para o município de Bento Gonçalves via terrestre.

O auxílio técnico ao município gaúcho, que já contabiliza nove mortes por deslizamentos de terra em decorrência das chuvas, foi solicitado pelo prefeito bento-gonçalvense, Diogo Segabinazzi Siqueira, nesta quarta-feira (08), por meio de ofício remetido ao Poder Executivo Municipal de São João Batista.

“Entendemos que a Força-Tarefa Da Defesa Civil Municipal de São João Batista possui profissionais altamente capacitados e recursos que serão de grande ajuda nesse momento crítico. Sua colaboração é inestimável para auxiliar na mitigação dos impactos dessa tragédia em nossa comunidade”, destacou Siqueira, no documento.

O pedido foi prontamente atendido pelo prefeito de São João Batista, Pedro Alfredo Ramos, o Pedroca. “O Rio Grande do Sul passa por uma tragédia jamais vista e vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para ajudar. Agradecemos aos integrantes da força-tarefa que se voluntariaram em participar desta missão e também à Havan, por ter disponibilizado o apoio aéreo para o deslocamento até a Serra Gaúcha”, comenta Pedroca.

A força-tarefa conta com a participação do coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, Kleber de Moura, que retorna ao estado vizinho para auxílio em resgates aéreos. E, também, com três integrantes do grupo de voluntários da Defesa Civil Municipal: Jaqueline Fernandes (técnica em enfermagem), José Luiz Pinho (na operação de drones) e Maxissuel Formento (na operação de drones).