Audiência debate mineração em São João Batista

Foi realizada na noite de terça-feira (10), na Câmara de Vereadores de São João Batista, audiência pública para debater a extração de areia e argila no município. A reunião foi comandada pelo procurador geral Valdomiro Adalto de Souza, e a participação do secretário de Desenvolvimento e Meio Ambiente Plácido Vargas, a diretora de Meio Ambiente, Izabella Amorim, o promotor de justiça, Nilton Exterkoetter e o presidente do Comitê a Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas, Adalto Gomes.

O principal tema de discussão foi o descumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), celebrado entre os municípios da região, extratores e Ministério Público e que estabelecia normal para a extração de areia e argila no Vale. A principal reclamação da secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente é que o documento não está cumprindo e a degradação do Rio Tijucas em gerando prejuízos para a comunidade.

A audiência foi um dos passos seguidos pela Administração Municipal, que promete iniciar um processo de fechamento e cancelamento de alvarás das empresas de extração que estão desrespeitando as regras. De acordo com o secretário Plácido Vargas, caso faça valer todos os termos do TAC todas as empresas de mineração do município serão lacradas.