São João Batista: a prioridade é saúde

Garantir o acesso à saúde, através de atendimento de qualidade ao cidadão batistense é a prioridade do Prefeito Daniel Cândido. Desde o início do ano uma série de intervenções tem ocorrido na área da saúde, mostrando o comprometimento da prefeitura com as pessoas.
De acordo com o secretário de Saúde, Marinho Adriano, alguns postos de saúde não tinham médicos a disposição da população no início do ano. Um trabalho em conjunto entre o prefeito Daniel e a secretaria, conseguiu disponibilizar médicos nos Postos de Saúde do Jardim São Paulo e Carmelo.

No Jardim São Paulo, cerca de 25 pessoas estão sendo atendidas todos os dias. No Carmelo tem médico disponível em dois períodos. Além da contratação de novos profissionais, diversos outros projetos começam a sair do papel para melhorar ainda mais a oferta de serviços à comunidade.

Saúde de qualidade se faz com atendimento especializado e contínuo, e é por isso que atualmente a Prefeitura de São João Batista mantém atendimento de 16 especialidades. Segundo Osmar Adriano, alguns problemas ainda são registrados, mas que a gestão municipal está agindo com firmeza para que os paciente não fiquem sem atendimento.

Um dos problemas ainda enfrentado pela rede de saúde do município tem sido o fluxo de pessoas no Hospital Monsenhor José Locks. Uma grande parte dos pacientes ainda preferem se descolar até o centro do município, ao invés de buscar atendimento nos postos dos bairros. A orientação da Secretaria de Saúde é que a população deixe o hospital somente para os atendimentos de urgência e emergência.

Hospital
Segundo o diretor do Hospital Monsenhor José Locks, Marcelo Oliveira, só neste mês de fevereiro a unidade realizou 2.190 consultas. São 15% a mais que no mesmo período do ano passado. Uma das explicações para esse aumento, pode estar no investimento em mais profissionais para o atendimento hospitalar.

Desde que Daniel Cândido assumiu o comando do município, não foram mais registradas falta de médicos no plantão do Hospital. Após identificar os períodos de maior demanda por atendimento, a Administração determinou a contratação de um segundo profissional. “Nas segundas, terças e quintas-feiras colocamos um segundo médico”, afirma Marcelo. Esse profissional auxilia nos atendimentos das 17 às 22 horas.

Raio-X
Na próxima quinta-feira (21), a máquina de Raio-X deve ser instalada. De acordo com o secretário de Saúde, Marinho, o atendimento será normalizado já na segunda-feira (25).