Nova Trento pede adiamento de julgamento e decisão sobre divisas será remarcada

Na tarde desta quinta-feira, 25, o prefeito de São João Batista, Daniel Netto Cândido esteve no Tribunal de Justiça em Florianópolis para acompanhar o julgamento do processo que determinaria se o bairro Rio do Braço ficaria com São João Batista ou Nova Trento. Mas, a decisão ficará para depois, pois o município de Nova Trento pediu o adiamento e agora o município aguarda nova data de julgamento.

De acordo com o advogado Valdomiro Adalto de Souza, que é quem irá fazer a defesa oral, o município de Nova Trento anexou mais documentos e esperarão São João Batista e o Ministério Público  se manifestar a respeito.

“Confio que não perderemos o Rio do Braço, aquele bairro sempre foi nosso. Vamos lutar por ele e pela vontade da maioria dos moradores”, disse o prefeito Daniel Netto Cândido.

Cândido destaca que recentemente, um ex-prefeito de Nova Trento, divulgou em sua rede social, a necessidade de se ter bom senso. “O ex-prefeito de Nova Trento, Godofredo Luiz Tonini, o Godoi, publicou em sua rede social, o artigo Bom Senso, sobre esse caso e foi muito feliz em concordar que as pessoas preferem manter seus vínculos de qualquer ordem com os municípios aos quais sempre pertenceram”, declarou Daniel.

Entenda o caso

A polêmica discussão entre os municípios de Nova Trento e São João Batista se dá devido a Lei Estadual Nº 13.993/2007 que determina a Consolidação das Divisas Intermunicipais para todo o Estado de Santa Catarina. Em resumo, a grande mudança da lei é que ao invés de considerar a linha obliqua  como divisa,  mudou para linha reta. Desta forma Nova Trento ficaria com parte da área territorial da localidade de Rio do Braço, além de uma parte territorial localizada na margem esquerda do Rio do Braço no sentido cidade de São João Batista, até o Rio do Cedro, atual divisor entre os dois municípios em litígio territorial, mas perderia 80% das residências e território da localidade de Indaiá.