Em 2 meses SESC Saúde Mulher realiza 821 mamografias e 737 preventivos

Unidade Móvel que realiza exames pelo Estado atinge meta inédita em São João Batista

1558 exames e mais 1200 pessoas que receberam orientações sobre saúde. Esses foram os números totais de atendimentos realizados pela Unidade Móvel Sesc Saúde da Mulher, em apenas dois meses, de 13 de fevereiro a 13 abril, período em que o caminhão esteve no pátio do Posto de Saúde Central, em São João Batista.

“Quando estipulamos a meta fomos ousados, pois até então nas outras cidades que estivemos não passamos de 700 exames”, disse a educadora de saúde do Sesc, a enfermeira Luciane Ramos. Ela não só se despediu feliz de São João Batista pelo resultado alcançado, como ressaltou: “Nos sentimos muito acolhidos aqui, as pessoas entenderam o projeto, só temos a agradecer a todos por todo carinho recebido e por atingirmos uma meta inédita.”

A educadora informa que foram realizados 821 exames para prevenção do câncer de mama (para mulheres com idade entre 50 e 69 anos) e 737 preventivos (para as mulheres com idade entre 25 e 64 anos), além de ações educativas para a promoção da saúde.

O prefeito Daniel Netto Cândido relatou que assim que soube do projeto em 2016 e teve a notícia de que a cidade seria contemplada, estava muito feliz. “Agora acrescento que estou feliz e muito grato por cada um que fez a sua parte e nos ajudou a superar a meta. Obrigado a coordenadora do projeto, Luciane por toda dedicação e empenho, ao SESC, sempre brilhante em sua ações, toda nossa equipe da saúde, a Rede Feminina que esteve junto e especialmente a nossa enfermeira Aline, que foi incansável. O resultado desse projeto é uma população saudável e mais consciente da prevenção. Que venham os próximos projetos”, analisou.

Estímulo às mulheres e educação

A presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Maria Elizabeth Zunino Booz agradeceu ao Sesc, a prefeitura e destacou que o projeto fez com que mais mulheres passassem a procurar a rede.  “Esse projeto estimulou as mulheres, que são nosso público, a nos procurar. Somos muito gratas”.

Durante a reunião de encerramento dos trabalhos, a secretária de educação, Roseli Peixer Tomasini frisou a importância das ações educativas, conhecimentos transmitidos que os alunos jamais esquecerão. O secretário de saúde Antônio da Silva agradeceu a todos e informou que em breve o caminhão do Odonto Sesc também estará na cidade.

Fotos reunião de encerramento na quarta-feira, 12.