Prefeito e vereadores de São João Batista integram comitiva catarinense para 20ª edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios

De São João Batista também integram a comitiva catarinense os vereadores Almir Peixer, Alécio Boratti e a presidente da Câmara, Rúbia Alice Tamanini Duarte.

Com expectativa de receber ao menos 5 mil pessoas, a 20ª edição da Marcha terá presença de peso dos prefeitos e prefeitas catarinenses. A Federação Catarinense de Municípios – FECAM, em apoio ao evento promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), tem convocado todos os integrantes das administrações públicas locais a participar da Marcha e garante expressivo comparecimento. Ao todo, já são mais de 300 catarinenses confirmados para o evento, entre prefeitos, vereadores e membros da administração pública de modo geral.

A presidente da FECAM, Adeliana Dal Pont, prefeita de São José, reforça o convite. “Os Municípios estão com atribuições cada vez maiores e a população espera os serviços dos gestores, que não suportam mais essa concentração de recursos pelo governo federal. A Marcha é uma ótima oportunidade de lutarmos pela melhoria da divisão dos tributos e por mais atenção as administrações municipais”, enfatiza.

O prefeito Daniel destaca que o Fundo de Participação dos Municípios cai assustadoramente. Somado a isso, dos programas federais que executam nas cidades, dois terços o Município que banca.” É uma conta que não fecha. Por isso, é importante lutarmos pelos nossos direitos”, argumenta.

Após duas décadas de realização, a Marcha se consagra como o maior evento político do mundo em termos de número de autoridades presentes. Gestores municipais de todos os Estados costumam ir a Brasília para discutir, junto de representantes das três esferas do Poder, problemas que atingem os Municípios, suas possíveis soluções e, com isso, definir e alinhar a pauta prioritária do movimento municipalista brasileiro.

Saiba mais

O evento ocorre no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), na capital federal. Logo no primeiro dia do evento, as lideranças municipalistas estão convidadas a participar da Comissão Geral no Congresso Nacional. A Câmara dos Deputados cedeu o Plenário Ulysses Guimarães para o encontro, em que prefeitos, presidentes de estaduais e outros representantes locais poderão debater com os parlamentares do Legislativo federal as questões atuais da crise financeira que afeta os Municípios.

Foto arquivo 2015

Prefeito Daniel com comitiva da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis