“Vamos cuidar do Brasil cuidando das águas” é tema da CNIJMA

Evento envolveu mais de mil estudantes das escolas Alice da Silva Gomes e Araci Espindola Dalcenter

Realizada por adesão espontânea nas escolas, a V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) envolveu mais de mil estudantes em duas instituições de ensino de São João Batista. O evento, que neste ano está na sua 5ª edição e tem como tema “Vamos cuidar do Brasil cuidando das águas”, é considerado um marco na política de Educação Ambiental do País.

“As grandes ações começam pequenas, nas nossas ruas, nos nossos bairros, para depois terem um impacto macro”, destaca a secretária municipal de Educação, Roseli Peixer Tomasini. Uma das escolas da rede municipal participantes foi a Alice da Silva Gomes, que teve a Conferência realizada nesta segunda e contou com a participação de cerca de 700 alunos. A coordenação do projeto foi do professor Carlos Bartolomeu da Silva Filho e da orientadora interina Ivone Cruz de Amorim Ferreira.

No turno da manhã, foram apresentados três projetos. O mais bem avaliado foi o intitulado “As situações dos nossos ribeirões”, das estudantes Fernanda Ferreira Cim e Raiany Vitória de Lima Sabino. À tarde, mais cinco projetos foram levados a público, sendo que o vencedor foi “Matas Ciliares”, dos alunos Marcos Vinícius Costa Sardo e Manuela Arnoldo.

Já na última quinta, a CNIJMA foi realizada na Escola Araci Espindola Dalcenter. Com a mediação da professora Priscila Trainote, o projeto envolveu aproximadamente 400 alunos e foi denominado “Conserve a água, garanta a vida!”. O objetivo da iniciativa, que tem uma série de ações programadas para o decorrer do ano, é estimular a preservação das águas do entorno de São João Batista.