SJB registra baixa adesão à vacinação contra a gripe

Secretaria Municipal de Saúde informa que quase 3 mil pessoas integrantes dos grupos prioritários ainda necessitam receber imunização

Mesmo com temperaturas mais baixas nos últimos dias, o número de pessoas que têm procurado pela vacina contra a gripe na rede pública ainda está longe do ideal em São João Batista, assim como em todo o país. Conforme dados atualizados até quarta (23), apenas 60,99% do público-alvo, que é de 7.201 pessoas, foi imunizado até o momento. Em Santa Catarina, o índice é de 69,71%, e no Brasil, de 61,69%.

“A campanha ocorre um pouco antes do inverno justamente para diminuir a circulação dos vírus no período de maior sazonalidade da doença. É muito importante que as pessoas que integram os grupos mais vulneráveis à gripe recebam a vacinação”, conclama o secretário municipal de Saúde, Ademir José Rover.

O grupo que mais preocupa é o das crianças de 6 meses a 5 anos, que, até o momento, só atingiu 42,23% da meta. Os grupos dos professores (47,30%), trabalhadores da saúde (56,64%) e gestantes (59,17%) também estão com índices baixos. Puérperas, idosos e pessoas que apresentam comorbidades são outros públicos-alvo da campanha, que segue até 1º de junho.

Em São João Batista, a vacina está disponível de segunda a sexta no Posto de Saúde Central, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min, e no Posto de Saúde do bairro Jardim São Paulo, das 7h30min às 12h e das 13h às 16h. Para receber a imunização, é obrigatório levar Cartão Nacional do SUS e caderneta de vacinação (pacientes que apresentam comorbidades precisam trazer indicação médica e, professores, exibir comprovante).