Pedem aponta caminhos para o futuro da economia batistense

Documento, que traça estratégias para o desenvolvimento da Indústria, do Comércio/Turismo e do Agronegócio até 2030, foi entregue pelo Sebrae à administração municipal na tarde desta segunda

Elaborado ao longo dos últimos oito meses, o Plano de Desenvolvimento Econômico Municipal (Pedem) foi oficialmente entregue pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa (Sebrae) à administração municipal de São João Batista na tarde desta segunda (26). O documento, que faz parte das ações do programa Cidade Empreendedora, indica os caminhos que a economia batistense deverá seguir nos próximos anos.

Após diagnóstico inicial, três eixos foram trabalhados como prioritários com a participação de entidades representativas e de empresários. São eles: Cadeia Produtiva da Indústria de Calçados, Comércio Varejista/Turismo e Agronegócio. Para cada um deles foram apontados fatores facilitadores e restritivos e traçadas estratégias para alcançar a visão de futuro projetada para 2030.

“Agradecemos a colaboração de todos. São ações pensadas em grupo. O envolvimento de todos os setores é essencial para que o município continue avançando e para que o plano se encaixe, de fato, com a realidade de nossa cidade”, destaca o prefeito Daniel Netto Cândido. Algumas das ações até já vêm sendo colocadas em prática. Por exemplo, a criação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, que terá papel fundamental na execução do Pedem.

“Todos têm responsabilidade para viabilizar estas estratégias. É necessário participação, trabalho em conjunto”, salienta o consultor do Sebrae/SC, Rafael Soldatelli. Ele ainda comenta que, embora tenham sido escolhidos os três eixos que são considerados atualmente os principais para São João Batista, há espaço para o desenvolvimento de outras áreas no município.

A diversificação inclusive é avaliada como chave para enfrentar momentos de instabilidade econômica, sendo o Turismo um dos grandes potenciais a serem melhores explorados. A íntegra do Pedem pode ser conferida no site sebrae.sc/cidadeempreendedora.