Mais de 4 mil alunos retornam as aulas em São João Batista

Reuniões pedagógicas e capacitações para equipes dos prés e das escolas antecederam o início do ano letivo

Nesta segunda-feira, 11, mais de 4 mil alunos dos prés e das escolas da rede pública de ensino voltam às salas de aula. No entanto, o trabalho para as equipes administrativas, serventes e professores iniciou bem antes para que tudo esteja bem organizado para o início das atividades.

No dia 5, foi aberto o ano letivo com os professores, autoridades e entidades. O secretário de educação, Edésio Tomasi, destacou que é preciso trabalhar em rede para educação funcionar.

“Somos todos membros de um corpo, não podem prevalecer outros interesses, que não sejam os da educação”, frisou.

O Promotor de Justiça, Nilton Exterkoetter acrescentou que com uma soma de esforços, se superar qualquer obstáculo. Citou que São João Batista é uma cidade diferenciada pelo crescimento que teve nos últimos anos e os professores precisam ter um olhar a mais para migração.

O presidente da Câmara, Éder Vargas também colocou o Poder Legislativo a disposição e falou sobre os desafios do educador da atualidade.

Por fim, o prefeito Daniel Netto Cândido desejou um ótimo ano a todos e destacou ações que foram realizadas para que a gestão possa ser eficiente e para garantir o pagamento do piso em dia. “Pela primeira vez conseguimos antecipar o envio e já encaminhar para primeira Sessão Ordinária dos vereadores. Isto aconteceu graças a várias mudanças que foram feitas ao longo dos meses. Estamos trabalhando muito para termos uma máquina administrativa eficiente, valorizando os servidores e atendendo bem cada cidadão”.

Em seguida, os educadores receberam uma palestra  sobre Gerenciamento da Raiva, ministrada por Patrícia Santos. A palestrante destacou que as pessoas algumas vezes se convencem de que a raiva as ajuda – que as torna mais forte, mais capazes e mais respeitadas, mas a realidade é difícil de ignorar. “Da raiva prolongada e descontrolada, você encontrará uma trilha de relacionamentos partidos, carreiras interrompidas, problemas de saúde, e um monte de infelicidade. A raiva descontrolada destrói vidas”. Na mesma data aconteceram reuniões pedagógicas nas unidades escolares.

Já no dia 6, foi a vez de receberem capacitação com Gracielle Boing Lyra (docente da Univali e doutoranda em Educação na UFSC) sobre as Diretrizes, no Auditório da APAE e também foi realizado o  Planejamento por turmas e disciplinas, na Escola Alice da Silva Gomes

Dia 7, os professores foram capacitados sobre o Projeto Político Pedagógico (PPP), com o professor Valdir Nogueira, no auditório da APAE e neste dia 8, segue o planejamento.