Vacinação contra Febre Amarela é intensificada em SJB

Após confirmação do primeiro caso da doença no Paraná, DIVE/SC emitiu alerta para Santa Catarina

Atendendo à nota de alerta da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC), a prefeitura de São João Batista intensificará as ações de vigilância contra a febre amarela. Todos os moradores com mais de nove meses de idade devem tomar a vacina. Pessoas com mais de 60 anos devem procurar orientação médica. As doses estão disponíveis nos postos de saúde do Centro e do bairro Jardim São Paulo.

Conforme explica Aline Maria Paulista, responsável pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, a recomendação é que a população se imunize o quanto antes. “Uma dose da vacina basta para se proteger contra a doença durante toda a vida. A febre amarela pode matar e a vacina é a única forma de prevenção”, ressalta.

Na última semana, foi confirmado o primeiro caso da doença no Paraná. Um jovem, de 21 anos, que não havia tomado a vacina, contraiu o vírus. Antes disso, o estado já havia notificado a morte de dois macacos pelo vírus da febre amarela. De acordo com o gerente de zoonoses da DIVE/SC, João Fuck, isso significa que o vírus está circulando no Paraná e pode chegar até Santa Catarina.

Desde o segundo semestre de 2018, após recomendação do Ministério da Saúde (MS), todo o estado de Santa Catarina se tornou Área com Recomendação de Vacinação (ACRV) para febre amarela. Antes, apenas 162 municípios integravam a ACRV. Com essa ampliação, os moradores dos 295 municípios catarinenses precisam estar imunizados contra a doença.

Para facilitar o acesso da população às doses, a ampliação da vacinação está ocorrendo de forma gradativa, em seis etapas. A ampliação começou em setembro de 2018, nos municípios do norte do estado, e agora chegou aos municípios da Grande Florianópolis.