Diretora do Sisam alerta para falta de água em pontos mais altos da cidade

Estiagem que atinge todo estado, aliada ao calor intenso comprometeu distribuição especialmente no fim de semana

 

Em razão da estiagem registrada e alertada pela Defesa Civil de Santa Catarina, não só em São João Batista, como em todo o estado, a diretora do SISAM – Serviço de Infra-Estrutura, Saneamento e Abastecimento de Água Municipal, Andréia Azevedo, alerta para o uso racional e consciente da água.

A diretora descreve que a a captação da água da cidade, que era de 105 litros por segundo, reduziu para 85 litros por segundo. “Com o calor dos últimos dias, as pessoas utilizando mais piscinas, somado a estiagem, foi registrado dificuldade de distribuição de água nos pontos mais altos da cidade principalmente neste fim de semana”.

Segundo a diretora, uma das soluções já está sendo estudada, que é a instalação de uma bomba na captação, que tem um custo médio de R$ 500 mil. “Estamos analisando esse investimento, pois esse problema só ocorre nessas condições de estiagem e com calor intenso, quando a população passa a usar mais. Por isso, reforçamos a importância do uso consciente, inclusive produzimos um folder que está sendo distribuído para orientação”, acrescenta.

Andreia reforça que graças ao novo reservatório, que duplicou a quantidade de água tratada, passando de 1,7 milhões litros de água tratada, para 3,7 milhões de litros, esse problema ocasionado pela estiagem não é maior.

“Se não fosse esse importante investimento, inaugurado em 2017, São João Batista teria sérios problemas e estaria tendo falta de agua com frequência”, frisa.

A diretora finaliza destacando que toda equipe não mede esforços para atender bem a população. “Fizemos muitas ampliações de rede e investimentos importantes ao longo dos anos tanto na Estação de Tratamento, quanto na captação, pois nossa cidade cresceu muito”.

 

Recomendações da Defesa Civil de Santa Catarina

1 – Evite banhos demorados.

2 – Mantenha a torneira fechada ao fazer a barba e ao escovar os dentes.

3 – Antes de lavar os pratos e panelas, limpe bem os restos de comida e jogue no lixo.

4 – Deixe a louça de molho na pia com água e detergente por uns minutos e ensaboe. Repita o processo e enxágue.

5 – Utilize a vassoura e não a mangueira para limpar a calçada e o quintal de casa.

6 – Não lave o carro durante a estiagem. Caso faça utilize balde e pano em vez de mangueira.

7 -Use regador para molhar as plantas evitando usar mangueira.

8 – Utilize a máquina de lavar somente quando estiver na capacidade total.

9 – No tanque, feche a torneira enquanto ensaboa e esfrega a roupa.

10 – Mantenha a válvula de descarga regulada e conserte imediatamente vazamentos.