Vacinação contra Covid-19 de adolescentes com 14 e 15 anos inicia nesta quinta-feira (16) em SJB

Doses serão disponibilizadas no Centro Municipal de Convivência do Idoso (atrás do Sesc)

A Secretaria Municipal de Saúde de São João Batista comunica que a vacinação contra Covid-19 estará disponível para adolescentes com 14 e 15 anos a partir desta quinta-feira (16). As doses serão oferecidas no Centro Municipal de Convivência do Idoso (atrás do Sesc), de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30, e nas terças e quintas-feiras, das 17h às 19h30. E, ainda, neste sábado (18), das 7h30 às 15h.

Para receber as doses, é necessário apresentar Termo de Assentimento assinado por um responsável legal (disponível na Galeria de Arquivos desta notícia ou diretamente no local de vacinação). Também é preciso levar documento de identificação com foto, CPF, Cartão do SUS (ou comprovante de residência) e Carteirinha de Vacinação (se tiver).

Serão aplicadas somente vacinas da Pfizer/BioNTech, conforme orientações técnicas do Ministério da Saúde. À medida que o município receba novas remessas do imunizante, a campanha será estendida para adolescentes com idades entre 12 e 13 anos. Assim que estiverem definidas, as datas serão divulgadas no site e nas redes sociais da Prefeitura Municipal de São João Batista.

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece, ainda, que a vacinação segue disponível para pessoas com 16 anos ou mais, assim como para integrantes dos grupos de risco que tenham 12 ou 13 anos. E reforça, também, a importância da segunda dose para completar o completar o ciclo de imunização, que é a maneira mais eficaz para diminuir o número de contágios e de casos graves da doença.

* Grupos de risco (vacinação liberada para pessoas com 12 anos ou mais, sendo necessário apresentar comprovante da condição especial)

a) Diabetes mellitus e doenças metabólicas hereditárias (doença de Gaucher, mucopolissacaridoses e outras)

b) Doenças pulmonares crônicas (asma grave, fibrose cística, fibroses pulmonares, broncodisplasias)

c) Cardiopatias congênitas e adquiridas