São João Batista terá mutirão de vacinação contra a Covid-19 neste sábado (18)

Primeiras e segundas doses serão oferecidas das 7h30 às 15h, no Centro do Idoso, para pessoas com 14 anos ou mais residentes em São João Batista

O Centro Municipal de Convivência do Idoso estará aberto neste sábado (18), das 7h30 às 15h, para aplicação de primeiras e segundas doses de vacina contra a Covid-19. O espaço fica situado na rua do Sesc, próximo à Estação Rodoviária e ao Centro de Eventos. O imunizante estará disponível para pessoas com 14 anos ou mais. E, também, para integrantes dos grupos de risco que tenham 12 ou 13 anos.

Para receber a vacina, é necessário apresentar documento de identificação com foto, CPF, Cartão do SUS (ou comprovante de residência) e Carteirinha de Vacinação (se tiver). Menores de 18 anos também devem levar Termo de Assentimento assinado por um responsável legal (disponível na Galeria de Arquivos desta notícia ou diretamente no local de vacinação). E, integrantes dos grupos de risco, comprovante da condição especial.

A Secretaria Municipal de Saúde de São João Batista ressalta que é fundamental que os mais jovens se vacinem contra a Covid-19 para se atingir um índice maior de imunização, possibilitando, de forma mais acelerada, a retomada de um cenário mais próximo à antiga normalidade.

Segundas doses

O intervalo para tomar a segunda dose varia de acordo com cada fabricante. No caso da AstraZeneca, é de 10 a 12 semanas. E, no da Coronavac, de 28 dias. Já a Pfizer tem um intervalo recomendado de 12 semanas, enquanto a Janssen requer uma única dose. Para facilitar, a data de retorno também é informada no Cartão de Vacinação quando é aplicada a primeira dose. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, completar o ciclo de imunização é a maneira mais eficaz para diminuir o número de contágios e de casos graves da doença.

Outros horários de atendimento

Além do funcionamento em horário alternativo neste sábado (18), a vacinação contra a Covid-19 é disponibilizada regularmente em São João Batista, no Centro do Idoso, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30 e, ainda, nas terças e quintas-feiras, das 17h às 19h30. Em todos os horários são oferecidas tanto primeiras como segundas doses.

Grupos de risco (vacinação liberada para pessoas com 12 anos ou mais)

a) Diabetes mellitus e doenças metabólicas hereditárias (doença de Gaucher, mucopolissacaridoses e outras)

b) Doenças pulmonares crônicas (asma grave, fibrose cística, fibroses pulmonares, broncodisplasias)

c) Cardiopatias congênitas e adquiridas