Posto de Atendimento do INSS é inaugurado em São João Batista

Situada na Praça Capitão Amorim, junto à sede do Sintrical, estrutura inicia atendimento ao público nesta segunda-feira (04)

A manhã deste sábado (02) foi marcada pela inauguração do Posto de Atendimento do INSS de São João Batista, na Praça Capitão Amorim, junto à sede do Sintrical. A abertura do espaço é resultante de um Acordo de Cooperação Técnica entre o Município e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

“É um orgulho para o nosso município. Uma iniciativa que favorecerá principalmente as pessoas mais humildes, que terão mais facilidade de encaminhar benefícios e acessar serviços do INSS”, destacou o vice-prefeito Almir Peixer, o Déi, que representou o Executivo Municipal na cerimônia.

Já a superintendente do INSS na Região Sul, Kathia Braga, comemorou a concretização da parceria.“Os acordos de cooperação técnica com os municípios são uma busca de algum tempo do INSS. A experiência da pandemia nos mostra que é preciso nos darmos as mãos e estarmos em sintonia, voltando nossa atenção às necessidades do cidadão”, comentou.

A secretária municipal de Assistência Social, Rúbia Tamanini, ressaltou a celeridade para a abertura do Posto de Atendimento. O acordo foi alinhavado no último dia 10, em Brasília, durante reunião com o presidente nacional do INSS, Leonardo Rolim.

“Esta parceria será fundamental para operacionalizar o funcionamento do projeto piloto nacional Auxílio-Inclusão, que está sendo executado em São João Batista. E, além disso, facilitará o requerimento de outros benefícios assistenciais por parte da nossa comunidade“, salientou Rúbia.

A cerimônia de inauguração contou ainda com a presença do diretor nacional de Benefícios Assistenciais, André Veras, e do gerente-executivo do INSS de Florianópolis, Rodrigo Schneiders Brasiliense da Silva, assim como da Chefe de Atendimento do INSS – Superintendência Sul, Márcia Matté, e da Chefe de Seção de Atendimento do INSS – Gerência Executiva de Florianópolis, Francine de Bem Rossi.

Também participaram o secretário estadual adjunto de Desenvolvimento Social, Daniel Netto Cândido, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Edésio Tomasi, o vereador Altair Zunino, e o presidente do Sintrical, Rafael Costa Perregil, bem como servidores municipais, imprensa e comunidade.

Atendimento à comunidade

O atendimento ao público no espaço inicia nesta segunda-feira (04). O horário de funcionamento do Posto é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A estrutura estará vinculada à Gerência Executiva do INSS em Florianópolis.

A equipe contará com dois servidores cedidos pelo Município, que cuidarão dos encaminhamentos documentais. As perícias médicas continuarão, neste primeiro momento, sendo efetuadas em outros municípios, como Itapema e Florianópolis.