Defesa Civil alerta para chuva volumosa entre terça (09) e quinta-feira (11)

Na Grande Florianópolis, previsão é que fenômeno provoque acumulados entre 150mm e 200mm no período

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu uma nota de alerta para a formação de um ciclone extratropical entre terça (09) e quinta-feira (11). A previsão é que o fenômeno provoque chuva volumosa, persistente e por vezes intensa no centro-leste do estado. Na Grande Florianópolis, os acumulados no período devem ficar entre 150mm e 200mm.

O risco para ocorrências como alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações é considerado alto para a região. A situação está sob monitoramento da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de São João Batista. Eventuais ocorrências podem ser comunicadas pelos fones 193 (Corpo de Bombeiros) ou (48) 3265-0195 (Prefeitura).

Veja como se proteger

Em caso de alagamentos ou inundações, a Defesa Civil orienta a evitar contato com as águas e não dirigir em locais alagados, transitar em pontilhões ou pontes submersas. Também se deve redobrar o cuidado com crianças próximas a rios e ribeirões. Já em casos de deslizamentos, deve-se ficar atento à inclinação de postes e árvores, ao aparecimentos de rachaduras em muros ou paredes, assim como a qualquer movimento de terra ou rochas próximo à sua residência.

Serviço de alertas SMS

Serviço de alertas SMS da Defesa Civil: para receber notificações de emergência basta enviar um SMS contendo o CEP de interesse para 40199. Quem já possui cadastro não precisa se registrar novamente. Para incluir novo CEP, basta repetir o procedimento. O monitoramento das condições climáticas é realizado 24h, por meio de uma equipe formada por meteorologistas, hidrólogos, agentes de proteção e Defesa Civil.