Funjuve sedia curso que apresenta novo conceito a artesãs batistenses

Atividades têm como objetivo capacitar participantes a trabalharem com a técnica de patch colagem

A Fundação Municipal de Cultura e Juventude (Funjuve) sedia, nesta semana, mais um curso voltado ao aprimoramento das técnicas utilizadas na produção de artesanato em São João Batista. As atividades, que iniciaram na terça-feira (25) e se encerram nesta quinta-feira (27), têm como objetivo capacitar às participantes a trabalharem com a técnica de patch colagem, visando incrementar e embelezar enxovais em geral.

O curso está sendo disponibilizado de forma gratuita pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) em São João Batista e com a Funjuve. A iniciativa conta com a participação do grupo Mulheres Unidas Batistenses, de expositoras da feira “Nossa Terra, Nossas Mãos”, entre outras artesãs do município.

“Agradecemos a participação de todas e destacamos que estas parcerias são muito importantes, já que proporcionam uma requalificação e atualização, trazendo novas técnicas e modelos de produção para revenda”, avalia a diretora-executiva da Funjuve, Telma Soares.

Já a assistente social Marines Simone Richwicki, extensionista rural da Epagri, destaca que o artesanato é um meio de superar as dificuldades diárias, gerando bem-estar físico e emocional. Além disso, serve para conhecer novas pessoas, parceiros, comerciantes e fornecedores, gerando renda às interessadas.

O curso de patch colagem está sendo ministrado pela professora Schirle Fabiana do Nascimento, artesã de Urubici/SC e instrutora do Senar/SC. A iniciativa foi viabilizada também com o apoio do Sindicato dos Produtores Rurais de Vidal Ramos, que é referência regional junto ao Senar/SC para promoção de cursos profissionalizantes.