Prefeitura de São João Batista convoca população a responder ao Censo 2022 do IBGE

Moradores que ainda não receberam a visita de um recenseador devem agendar a entrevista pelo fone/whats (47) 99737-8195 ou se dirigir até o Posto do IBGE na Rodoviária

A Prefeitura Municipal de São João Batista convoca a população a responder ao Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A orientação é que os moradores que ainda não receberam a visita de um recenseador agendem a entrevista pelo fone/whats (47) 99737-8195, informando o endereço, ou pelo Disque-Censo 137. Ou, então, que se dirijam até o Posto do IBGE situado no Centro Administrativo da Rodoviária, na Av. Egídio Manoel Cordeiro, nº 99 (o horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h).

“O engajamento da população é essencial, já que o Censo é utilizado como referência pelo governo federal para o repasse de recursos aos estados e aos municípios. Desta forma, é fundamental que as informações levantadas pelas equipes do IBGE sejam precisas, já que, se elas não estiverem corretas, podem prejudicar o desenvolvimento de São João Batista ao longo dos próximos anos”, explica o prefeito Pedro Alfredo Ramos, o Pedroca.

Devido à disparidade de cerca de 20% entre as estimativas populacionais que vem sendo apresentadas pelo IBGE desde 2011 e a prévia do Censo 2022 divulgada no fim de dezembro, uma reunião foi realizada na última semana envolvendo representantes da Prefeitura Municipal e das equipes responsáveis pelo levantamento na cidade. Durante o encontro, os agentes do IBGE explicaram a metodologia adotada para chegar aos números.

“Durante a reunião, reforçamos a disponibilidade da Prefeitura em auxiliar o IBGE a concluir o levantamento na cidade. Também foram combinadas algumas estratégias conjuntas para apurar eventuais divergências entre a realidade e os números levantados, assim como acordada a realização de uma nova campanha de divulgação sobre a importância da população responder ao Censo”, explica o chefe de gabinete Salvio Osmar Tonini.

Como forma de ter uma noção sobre o engajamento da comunidade ao Censo 2022, também foi realizada uma enquete no Instagram Oficial da Prefeitura Municipal entre os dias 11 e 12 deste mês. Das 634 pessoas que responderam ao questionário, 31% informaram que, até aquele momento, ninguém de suas famílias tinha recebido a visita de um recenseador.