Secretaria de Assistência Social promove Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Contação de histórias em pré-escolas e distribuição de material orientativo fazem parte das ações que estão sendo desenvolvidas

No dia 18 de maio, celebra-se o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Durante esta semana, como forma de colocar a temática em destaque, a Secretaria Municipal de Assistência Social de São João Batista está promovendo uma série de ações para alertar a população sobre o problema e incentivar a denúncia de casos de violência sexual.

Entre as iniciativas realizadas, destaca-se a visita das equipes do CRAS e do CREAS em pré-escolas da cidade, tendo como propósito a conscientização das crianças por meio de uma contação de história com os personagens Pipo e Fifi. O objetivo é abordar de forma lúdica e educativa um tema delicado, porém, muito importante.

“A contação de história com os personagens Pipo e Fifi é uma maneira criativa e interativa de abordar um assunto tão delicado. Através de diálogos e encenações adequadas à faixa etária das crianças, os personagens transmitem mensagens de prevenção e cuidado. Eles ensinam sobre a importância de dizer “não” quando se sentirem desconfortáveis, de falar com pessoas de confiança quando algo errado acontecer e de conhecer seus direitos”, destaca a secretária Naldir da Silva Alexandre.

Além da visita nas pré-escolas, a contação de história também será apresentada, na noite desta quinta-feira (18), às famílias do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS.

E para encerrar a campanha, no sábado (20), as equipes da Secretaria de Assistência Social participarão do Piquenique no Bosque, que acontece a partir das 14h no Bosque Municipal. Durante o evento, serão distribuídos panfletos informativos sobre o tema, além de orientações aos participantes sobre como identificar e denunciar situações de abuso e exploração sexual.

Como denunciar

A Secretaria de Assistência Social reforça a importância de denunciar situações de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, seja por meio dos canais de denúncia disponíveis ou procurando ajuda de órgãos competentes. “Juntos, podemos combater esse grave problema e garantir um futuro seguro e saudável para as nossas crianças”, complementa Naldir.

Conforme ela destaca, denúncias podem ser efetuadas por meio do Disque 100 ou, então, diretamente junto ao Conselho Tutelar pelos fones (48) 3265-0576 ou (48) 93505-0229 (Plantão). Outra opção é procurar o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), que fica na Rua Lodomar Martins de Sousa, nº 100 (Timbezinho) e atende também por meio do fone (48) 3265-5222. Todos os serviços contam com funcionários qualificados para dar amparo às vítimas e os encaminhamentos adequados aos casos.