Projeto de integração entre estudantes da comunidade surda avança na região

Encontro, realizado no Casarão Galotti, em Tijucas, na última sexta-feira (24), contou com a participação da rede municipal de ensino de São João Batista

A rede municipal de ensino de São João Batista participou, na última sexta-feira (24), do terceiro encontro do projeto de intercâmbio entre estudantes da comunidade da região. A iniciativa, que teve início em outubro do ano passado, por meio de uma parceria entre as secretarias municipais de Educação de São João Batista e de Tijucas, visa trocas de experiências entre os alunos.

Na edição da última semana, que foi realizada no Casarão Galotti, em Tijucas, contou com a adesão também das redes de ensino de Porto Belo e de Bombinhas. Além dos estudantes, o encontro contou com a presença de professoras, orientadoras e coordenadores escolares, além de familiares.

“A interação entre estudantes da comunidade surda é fundamental para o desenvolvimento acadêmico, social e emocional desses indivíduos. A educação inclusiva e acessível para surdos não se resume apenas ao acesso a conteúdos curriculares, mas também engloba a promoção da interação entre os estudantes surdos, estimulando o aprendizado colaborativo, a construção de laços de amizade e o fortalecimento da identidade surda”, analisa a orientadora de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de São João Batista, Jeruza Mafessolli de Souza.

Conforme ela detalha, a interação entre os estudantes surdos promovida pela educação pode ocorrer de diversas formas, como por meio de atividades em grupo, projetos colaborativos, trabalhos em equipe, debates, discussões em sala de aula e eventos culturais ou esportivos. Essas iniciativas não só contribuem para o desenvolvimento acadêmico e cognitivo dos estudantes, mas também para o fortalecimento da autoestima, da autoconfiança e da valorização da cultura e da língua de sinais.

“Além disso, a interação entre estudantes surdos promovida pela educação também contribui para a quebra do isolamento social, o combate ao preconceito e a construção de uma comunidade escolar mais inclusiva e acolhedora. Os estudantes surdos se sentem valorizados, respeitados e compreendidos, o que favorece o seu processo de aprendizagem e o seu bem-estar emocional”, complementa o secretário municipal de Educação de São João Batista, Willian Mafessolli.

Ele finaliza ressaltando que promover a interação entre estudantes da comunidade surda por meio da educação é essencial para o desenvolvimento integral desses indivíduos, para a construção de uma sociedade mais inclusiva e para o fortalecimento da identidade surda.