São João Batista declara situação de emergência em saúde devido à dengue

A Prefeitura Municipal de São João Batista declarou situação de emergência em saúde pública em razão da infestação pelo mosquito Aedes aegypti e pelo aumento no número de casos de infecção pelo vírus da dengue. A medida foi tomada por meio do Decreto n° 4.989/2024, publicado na tarde desta segunda-feira (26) no Diário Oficial.

Conforme números atualizados da Secretaria de Saúde, o Município contabiliza, apenas neste ano, 136 notificações e 50 casos confirmados da doença. No mesmo período do ano passado, apenas um caso tinha sido confirmado na cidade.

“A dengue tem avançado de forma alarmante em toda Santa Catarina, inclusive aqui em São João Batista. Estamos muito preocupados com isso e temos feito diversas ações para intensificar o combate à doença. O apoio da população é fundamental. Por isso pedimos para que cada um faça a sua parte para que a gente tenha sucesso nesta batalha”, conclama o prefeito Pedro Alfredo Ramos, o Pedroca.

Conforme ele destaca, o decreto atende a uma solicitação do Departamento de Vigilância em Saúde e a uma recomendação do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil. “A declaração de emergência em saúde vai possibilitar mais agilidade em algumas ações de resposta necessárias para tentar frear este aumento exponencial no número de casos”, explica a secretária municipal de Saúde, Karla Izabel Dalsenter.

O decreto tem validade de 180 dias. A íntegra do documento pode ser conferida abaixo.