Campanha de vacinação contra a gripe inicia na segunda-feira (25) em São João Batista

Doses serão disponibilizadas na UBS Centro, na UBS Jardim São Paulo e na UBS Novo Horizonte para integrantes dos grupos prioritários

A campanha de imunização contra gripe/influenza começa na próxima segunda-feira (25) em São João Batista. As doses serão disponibilizadas para todos os grupos prioritários (confira na lista abaixo). A meta é atingir 90% de cada grupo até o fim da campanha, previsto para 31 de maio. O Dia D da mobilização será em 13 de abril

As doses estão disponíveis nas salas de vacinação das unidades básicas de saúde (UBSs) Centro, Jardim São Paulo e Novo Horizonte, de segunda a sexta-feira. E, em dias específicos, nas UBSs Carmelo, Fernandes, Ribanceira do Sul e Carmelo. Os endereços e horários podem ser conferidos na lista abaixo. É necessário apresentar CPF (ou Cartão do SUS) e Carteirinha de Vacinação.

“Nosso maior desafio neste ano continua sendo o de alcançar a meta de vacinação. De uma forma geral, temos observado uma queda nas coberturas vacinais, impactando também na vacinação contra a Influenza. Isso é preocupante, já que estamos em uma época de aumento da circulação de vírus respiratórios. É muito importante que especialmente a população mais vulnerável se proteja contra a doença, evitando assim casos graves, hospitalizações e mortes”, destaca a diretora municipal de Vigilância em Saúde, Aline Maira Paulista.

A vacina contra a gripe oferecida na rede pública de saúde é a trivalente. Ela protege contra os principais vírus influenza em circulação no Brasil, que são o influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e o vírus influenza B. A Secretaria ressalta que a dose não causa gripe e pode ser aplicada simultaneamente com outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação. Crianças que vão receber a vacina pela primeira vez devem tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.

Grupos prioritários a serem vacinados

* Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade;

* Trabalhadores da saúde;

* Gestantes e puérperas (mães até 45 após o parto);

* Professores do ensino básico e superior;

* Povos indígenas e quilombolas;

* Idosos com 60 anos ou mais de idade;

* Pessoas em situação de rua;

* Profissionais das forças de segurança e salvamento;

* Profissionais das forças armadas;

* Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade;

* Pessoas com deficiência permanente;

* Caminhoneiros;

* Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso;

* Trabalhadores portuários;

* População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

Mobilização contra o tétano

Simultaneamente à campanha de vacinação contra a gripe, haverá, em Santa Catarina, uma intensificação da vacinação contra o tétano e a difteria. O objetivo é aproveitar a ida da população aos postos para atualizar a caderneta de vacinação também contra estas doenças.

Esta vacina é indicada em um esquema de três doses, com um reforço a cada 10 anos, para crianças, adolescentes e adultos a partir dos 10 anos de idade. Grávidas também devem ser vacinadas a cada nova gestação.

Locais e horários de vacinação

* Sala de vacinação da UBS Centro (Rua Gilson Geraldo Sartori, n° 411): de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h45

* Sala de vacinação da UBS Jardim São Paulo (Rua Tibúrcio Taurino Bozzano, n° 52): de segunda a sexta-feira: das 7h30 às 12h e das 13h às 16h45

* Sala de vacinação da UBS Novo Horizonte (Rua João Nicolodi – bairro Ribanceira do Sul): de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h45