São João Batista recebe apresentação do espetáculo Florbela Espanca no dia 7 de março

Encenação acontece no Centro Cultural Batistense, às 20h, e tem entrada gratuita

São João Batista foi uma das escolhidas para receber o circuito de apresentações por Santa Catarina do espetáculo “Florbela Espanca – Teatro e Poesia”. A peça será encenada no dia 7 de março (quinta-feira), às 20h, no Centro Cultural Professora Maria Roselene Duarte Clemes (Rua Ramão Pedro Rodrigues, s/nº). A entrada é gratuita, com os convites sendo disponibilizados no local uma hora antes do início da encenação.

A iniciativa foi selecionada pelo Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023, executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC). O evento conta com o apoio local da Prefeitura de São João Batista, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Juventude de São João Batista (Funjuve).

O espetáculo será apresentado pelo grupo O Dromedário Loquaz, de Florianópolis. A classificação indicativa é 14 anos, com duração de 65 minutos. Desde sua estreia, em julho de 2022, o espetáculo Florbela Espanca realizou temporadas de apresentações em Florianópolis e em São Paulo, alcançando boa repercussão junto ao público pela qualidade técnica e artística da montagem. Confira, abaixo, mais informações.

Sinopse

A atriz Diana Adada Padilha interpreta um monólogo com a intensidade da vida e obra da poetisa portuguesa Florbela Espanca (1894-1930). Considerada uma grande figura feminina da literatura portuguesa, Florbela foi uma mulher à frente do seu tempo, marcada pelo pioneirismo e independência presentes em sua vida pessoal e atuação profissional. Formou-se em Direito num espaço majoritariamente masculino, viveu sob os percalços de ser mulher e escritora no início do século XX. Nascida em Vila Viçosa, no Alentejo, Portugal, Florbela suicidou-se na madrugada em que completava 36 anos.

A peça, com direção de Sulanger Bavaresco, traz a visibilidade da ocupação de espaços pelas mulheres através de uma figura histórica que enfrentou as adversidades e as restrições do seu tempo. A poesia de Florbela aborda temas como amor, erotização, angústia e sofrimento.

Parafraseando a própria Florbela Espanca, o Dromedário Loquaz propõe com a montagem a realização de um Teatro de Mágoas. Um teatro de denúncia que exprime a necessidade de destacar o não dito, de dar luz e voz a uma figura histórica feminina que foi perseguida e detratada. Um teatro que leva o espectador a um mergulho no universo denso da vida e obra de uma talentosa artista inconformada com as limitações impostas a ela em razão de ser mulher e que, ao emergir da cena consiga perceber que a situação se repete atualmente, sufocando e restringindo a potencialidade de mulheres em todo o mundo.

Ao término da apresentação, ocorrerá uma roda de conversa da diretora e da atriz com a plateia, abordando informações históricas sobre a vida e obra da poetisa Florbela Espanca, além de aspectos da criação da dramaturgia e encenação do espetáculo.

Dramaturgia e direção: Sulanger Bavaresco

Atuação: Diana Adada Padilha

Iluminação: Marco Ribeiro

Preparação Vocal: Luiza Faé Mantovani