Tendas instaladas pelo Exército em São João Batista serão levadas ao RS para atendimento de pessoas afetadas pelas enchentes

Secretaria Municipal de Saúde agradece a parceria e destaca que a estrutura foi de grande relevância para o acolhimento da população durante período crítico de combate à dengue no município

A Secretaria Municipal de Saúde de São João Batista informa que as tendas de acolhimento montadas de forma provisória junto à UBS Centro serão desativadas no final da tarde desta segunda-feira (13). A estrutura, que havia sido cedida temporariamente pelo Exército Brasileiro para auxiliar no combate à dengue na cidade, será levada ao Rio Grande do Sul para prestar atendimentos em saúde às vítimas das enchentes.

“Entendemos a necessidade do Exército em neste momento focar seus esforços no Rio Grande do Sul, que vive a pior catástrofe climática de sua história. E, ao mesmo tempo, agradecemos pela parceria, que foi fundamental para o acolhimento da nossa população em um dos períodos mais críticos do enfrentamento à dengue no município”, destaca a secretária municipal de Saúde, Karla Izabel Dalsenter.

Em 35 dias, aproximadamente 1,1 mil atendimentos foram realizados nas tendas. Conforme definido em reunião do comitê técnico de combate à dengue realizada na manhã desta segunda-feira (13), pessoas que venham a apresentar sintomas característicos da doença devem continuar buscando, primeiramente, atendimento em sua unidade básica de saúde de referência ou, de forma alternativa, junto ao Hospital Monsenhor José Locks.

“Apesar dos números ainda requererem atenção, temos observado nas últimas três semanas uma diminuição no aumento dos casos suspeitos. Isso faz com que, em um primeiro momento, mesmo sem as tendas, consigamos suprir a demanda da comunidade com as estruturas já existentes em nossas unidades. No entanto, o cenário seguirá sendo avaliado dia após dia e, caso necessário, adotaremos novas medidas para garantir um atendimento de qualidade à população”, complementa Karla.