Unidades básicas do Tigipió e do Carmelo passam a contar com vacinação em horários específicos

Iniciativa, que integra o projeto Vacina mais perto, tem como objetivo facilitar o acesso da população ao serviço e ampliar os índices de cobertura vacinal

A Secretaria Municipal de Saúde comunica que, a partir da próxima semana, as vacinas integrantes do Calendário Nacional de Imunização passarão a ser disponibilizadas em horários específicos em mais duas unidades básicas de saúde (UBSs).

As doses serão oferecidas na UBS Tigipió nas quartas-feiras, das 13h às 16h, e na UBS Carmelo nas quintas-feiras, das 8h às 11h. É necessário apresentar Cartão do SUS e carteirinha de vacinação (se tiver).

Conforme destaca o Departamento de Vigilância em Saúde, as doses estarão disponíveis para todas as idades. A única vacina que não será oferecida por meio do projeto é a BCG, que deve ser agendada com antecedência.

“Desde a pandemia, tem se observado em todo o País uma queda muito grande nos índices de vacinação, mesmo aquelas mais tradicionais e obrigatórias. Isso preocupa, já que pode ocasionar o retorno de doenças consideradas erradicadas há anos. Por isso, com este projeto, queremos levar a vacina mais perto das pessoas e auxiliar a mudar este panorama”, comenta a secretária municipal de Saúde, Karla Izabel Dalsenter.

Ela destaca, ainda, que, a partir de março, o projeto também será levado para as UBSs Fernandes e Ribanceira do Sul em horários a serem definidos. E, ainda, que o atendimento nas três salas de vacinação – nas UBSs Centro, Jardim São Paulo e Novo Horizonte – permanece acontecendo normalmente.