Vale do Rio Tijucas ganhará nova unidade do Instituto Federal de Santa Catarina

Anúncio de instalação de campus no município de Tijucas trará benefícios também para São João Batista

O Vale do Rio Tijucas será contemplado com uma nova unidade do Instituto Federal de Santa Catarina. O anúncio foi realizado pelo governo federal nesta terça-feira (12), durante evento realizado em Brasília. O polo será instalado em Tijucas, mas trará benefícios também para os municípios próximos.

“É uma grande conquista para a região, inclusive para São João Batista. A implantação de um instituto federal em Tijucas trará mais oportunidades de qualificação para os nossos jovens, além de auxiliar na formação técnica de mão-de-obra para as empresas daqui”, avalia o prefeito municipal de São João Batista, Pedro Alfredo Ramos, o Pedroca.

Já o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de São João Batista, Angelo Zunino Azambuja, que integrou a comissão formada para pleitear a instalação da unidade, ressalta a importância da atuação conjunta de representantes tanto do Vale do Rio Tijucas como da região da Costa Esmeralda na viabilização do projeto junto ao Ministério da Educação.

Ele acrescenta, ainda, que, durante a elaboração do projeto, foram listadas, de forma preliminar, as áreas prioritárias para a oferta de cursos no campus. “Neste levantamento foi destacada a indústria calçadista como principal atividade econômica de nosso município, mas também colocada a necessidade de incentivar o fortalecimento de outros setores, inclusive o turismo. A expectativa é que a oferta de cursos contemple estas e outras áreas”, comenta.