Agosto Dourado: Secretaria de Saúde de São João Batista promove ações de incentivo ao aleitamento materno

A Secretaria Municipal de Saúde de São João Batista tem implementado estratégias para fomentar o aleitamento materno e reduzir a utilização de fórmulas infantis como suplemento alimentar. O trabalho, voltado a gestantes e puérperas, acontece de forma contínua ao longo de todo o ano. Durante o mês de agosto, a ênfase recai sobre as iniciativas da campanha Agosto Dourado, que tem como objetivo promover ações de conscientização sobre o tema.

Todas as unidades de saúde proporcionam um dia de acolhimento específico para gestantes, no qual a Equipe de Saúde da Família (ESF) oferece orientações relacionadas ao aleitamento materno durante as consultas de pré-natal.

Já na Unidade Básica de Saúde Centro, uma equipe multiprofissional, que conta com nutricionistas e fonoaudiólogas, realiza atendimento de livre demanda para gestantes e puérperas, bem como seus bebês. Esses atendimentos ocorrem todas as segundas-feiras, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e nas quintas-feiras, das 13h às 17h. O foco é fornecer orientações direcionadas sobre amamentação e fortalecer a prática do aleitamento materno.

“A Secretaria de Saúde enfatiza que esses serviços não estão restritos apenas ao mês de agosto. Pelo contrário, eles são oferecidos ao longo de todo o ano. A promoção do aleitamento materno é considerada vital para o fortalecimento das gestantes, durante essa fase crucial do puerpério, uma vez que essa prática tem impactos diretos na saúde tanto da mãe quanto do bebê”, destaca a secretária municipal de Saúde, Karla Dalsenter.

Vantagens do aleitamento materno

– Evita cólicas e diarreias

– Previne alergias

– Fortalece o sistema imunológico do bebê