No combate à dengue, Secretaria de Saúde efetua mutirão de limpeza no Cemitério Municipal

São João Batista já registrou, neste ano, 566 focos e 153 casos da doença

A Secretaria Municipal de Saúde de São João Batista realiza, nesta terça-feira (22), o Dia D de combate à dengue. Entre as ações que estão em andamento, está um mutirão de limpeza no Cemitério Público Municipal. A iniciativa tem como objetivo fazer uma varredura para eliminar potenciais criadouros do mosquito transmissor da doença que tenham sido deixados no local durante as celebrações de Dia dos Finados.

Além disso, também nesta terça-feira (22), está sendo efetuada nova etapa da campanha de recolhimento de pneus promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES/SC) em parceria com o Instituto do Meio Ambiente (IMA), através do Programa Penso, Logo Destino, e com a Reciclanip, entidade gestora do sistema de logística reversa de pneus inservíveis em todo o Brasil. Além disso, nos próximos dias, será realizada a entrega à comunidade de material informativo sobre o assunto.

“Temos ações contínuas de combate à dengue ao longo de todo o ano. Com a aproximação do verão, no entanto, faz-se necessário intensificar ainda mais este trabalho. Por isso, é muito importante que cada um faça a sua parte nesta luta contra o Aedes. Pedimos que todos deem uma olhada com atenção nos seus quintais, já que 80% dos focos estão em residências, para não deixar água acumulada, eliminando potenciais criadouros do mosquito”, conclama a diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Aline Paulista.

Em 2023, São João Batista já contabiliza 566 focos do mosquito Aedes Aeygpti. Número ainda mais preocupante é o de total de casos positivos, que já é de 153 no município no ano. O Município segue em situação de emergência em saúde devido à dengue.

A orientação, para quem apresenta sintomas suspeitos, é procurar imediatamente uma Unidade Básica de Saúde ou, então, o Hospital Monsenhor José Locks, para avaliação médica. Os sintomas da dengue são: febre, cefaleia, mialgias, artralgias, dor retro-orbital. Podem ocorrer, também, náuseas, vômitos e manchas vermelhas na pele. Em algumas pessoas, a doença pode evoluir para formas graves, apresentando manifestações hemorrágicas.