Arataca e Rio do Braço abrem Campeonato Municipal 2024 neste sábado (23)

Cerimônia e jogo de abertura acontecem no Estádio Valério Gomes Neto, a partir das 14h, com entrada gratuita

A edição de 2024 do Campeonato Municipal de Futebol de Campo de São João Batista terá início neste final de semana. A 1º Divisão da competição, que reúne oito equipes, começa com a expectativa de uma disputa intensa pelo título ao longo dos próximos meses. A cerimônia de abertura acontece neste sábado (23), às 14h, no Estádio Valério Gomes Neto.

Logo após, às 15h, será realizado o jogo inaugural do campeonato, entre o atual campeão, o Arataca Futebol Clube, e o vencedor da Divisão de Acesso de 2023, o Esporte Clube Rio do Braço. E, em seguida, às 17h, Unidos do Sul e Catarinense fazem a segunda partida do dia.

A rodada prossegue no domingo (24), com mais dois jogos: Terça/Ajax x Ribanceira do Sul, às 14h, e Real São João x Schalke 51, às 16h. A entrada, em todas as partidas, é gratuita. A tabela completa está disponível no site www.fube.sc.gov.br.

“Toda a comunidade está convidada a acompanhar os jogos. A expectativa é que tenhamos uma competição ainda mais forte que nas edições anteriores, já que nos últimos anos enfrentamos desafios como o retorno após a pandemia e a recuperação após a grande enchente. Todos envolvidos estão muito comprometidos e, com certeza, proporcionarão jogos de muita qualidade”, comenta o diretor-executivo da Fube, Alexandre Feller, o Neneca.

CAMPEONATO MUNICIPAL 2024 – EQUIPES PARTICIPANTES

Primeira Divisão

– Arataca Futebol Clube

– Catarinense Esporte Clube

– Clube de Futebol Real São João

– Centro Esportivo Recreativo Ribanceira do Sul

– Esporte Clube Rio do Braço

– Schalke 51 Futebol Clube

– Terça Futebol Clube/Ajax

– Unidos do Sul Futebol Clube

FÓRMULA DE DISPUTA

Na primeira fase, as oito equipes jogam todas contra todas, em turno único. As quatro primeiras se classificam para as semifinais (1ºx4º e 2ºx3º), que é disputada em dois jogos, com vantagem do empate para as equipes com melhor campanha. Os vencedores avançam para a final, que também acontece em dois jogos, sendo que, em caso de empate na soma dos resultados, o campeão será definido nos pênaltis. Os dois últimos colocados serão rebaixados.

CRITÉRIOS DE DESEMPATE

1º) Maior número de vitórias, 2º) Maior saldo de gols, 3º) Maior número de gols, 4º) Confronto direto (aplicável somente se duas equipes estiverem empatadas), 5º) Menor número de cartões vermelhos, 6º) Menor número de cartões amarelos e 7º) Sorteio.

ÚLTIMOS CAMPEÕES

2011 – Cardoso

2012 – Atlético Batistense

2013 – Atlético Batistense

2014 – Juventude

2015 – Juventude

2016 – Juventude

2017 – Cardoso

2018 – Juventude

2019 – Arataca

2020/2021 – não houve disputa devido à pandemia

2022 – Real São João

2023 – Arataca

DIVISÃO DE ACESSO

A Divisão de Acesso do Municipal 2024 começa no dia 6 de abril, após o feriadão de Páscoa, e envolverá sete equipes. São elas: Amigos da Bola, Estiva, Formando Cidadão, Galáticos, Grêmio Batistense, Lageadense e Roma Batistense. A competição terá duas vagas em disputa para a 1ª Divisão do próximo ano. A tabela completa pode ser conferida no site www.fube.sc.gov.br.