Cia Teatral EmCena realizará gravação do espetáculo “O Auto do Boi de Mamão” no dia 6 de abril

Trabalho, que acontecerá na Praça Capitão Amorim, a partir das 8h, incluirá também a captação de imagens e depoimentos para produção de um documentário audiovisual sobre a peça

A Cia Teatral EmCena realizará, no dia 6 de abril, as gravações do espetáculo “O Auto do Boi de Mamão”. Também serão captados imagens e depoimentos para produção de um documentário audiovisual sobre a peça, que, neste ano, completa 15 anos de seu lançamento. As gravações terão como palco a Praça Capitão Amorim (em frente à Igreja Matriz) e ocorrerão a partir das 8h.

“O objetivo do grupo é deixar um registro e compartilhar com a comunidade de nossa região a trajetória deste espetáculo, que celebra a cultura popular e já levou o nome de São João Batista para diversos pontos do Brasil. Convidamos todos a acompanharem as gravações e conhecerem mais de perto o nosso trabalho”, destaca a diretora da Cia Teatral EmCena, Esther Cristina Rodrigues.

A iniciativa foi uma das selecionadas por meio de edital promovido no ano passado pela Fundação Municipal de Cultura e Juventude de São João Batista (Funjuve) com base na Lei Federal Complementar nº 195/2022 (Lei Paulo Gustavo), que prevê o repasse de recursos da União para a aplicação em ações emergenciais que visem a combater e mitigar os efeitos da pandemia da covid-19 sobre o setor cultural.

Como contrapartida, a companhia, que celebrou 20 anos de fundação em 2023, disponibilizará o documentário em plataforma digital, com acesso gratuito ao público. A iniciativa também pretende propiciar, ao longo do tempo, a preservação das memórias de “O Auto do Boi de Mamão” e inspirar novas gerações a produzirem arte.

Encenado por atores que se dedicam ao teatro de forma voluntária, o espetáculo já ganhou diversos prêmios e editais, além de ter sido convidado para inúmeras apresentações. Entre as viagens da companhia, as mais marcantes foram o Encontro dos Bois de Mamão do Brasil, em Florianópolis, e a representação do Sul do Brasil durante a Copa do Mundo de 2014, em Salvador (Bahia).

A peça conta, por meio de histórias do folclore catarinense, a fantástica saga do Boi de Mamão. Ao som de música popular, os personagens Catarina, Matheus, a Feiticeira e os bonecos Boi de mamão, Maricota, Cavalinho, Bernunça cantam, dançam e encantam públicos de todas as idades. “A montagem resgata nossas tradições e heranças culturais açorianas perdidas com o passar do tempo, além de difundir contos populares do grande artista catarinense Franklin Cascaes”, complementa Esther.

Programe-se

O que: Gravação do espetáculo “O Auto do Boi de Mamão”, da Cia Teatral EmCena

Quando: dia 6 de abril de 2024 (sábado), a partir das 8h

Onde: Praça Capitão Amorim (em frente à Igreja Matriz)

Quanto: o acesso é gratuito