Defesa Civil de São João Batista abre inscrições para nova capacitação de voluntários

Curso, que tem carga horária de 40 horas, tem vagas limitadas e é destinado apenas a residentes na cidade

A Prefeitura Municipal de São João Batista, por meio da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil, informa que estão abertas as inscrições para nova edição do Curso Básico de Agente Voluntário de Defesa Civil. A iniciativa tem como objetivo capacitar pessoas da comunidade a atuar em situações de gestão de riscos e desastres. Interessados devem preencher o formulário disponível no link https://forms.gle/d1xGjaHDywAKg9BNA.

O curso terá carga horária de 40 horas e é destinado apenas para moradores de São João Batista. As aulas estão previstas para ocorrer de 6 a 29 de fevereiro de 2024, nas terças e quintas à noite, encerrando no final de semana dos dias 9 e 10 de março, com a realização de um acampamento. As vagas são limitadas.

“É muito importante formar voluntários para que, em situações de emergência, consigamos diminuir o tempo de resposta às necessidades da população. Em 2023 tivemos a capacitação da primeira turma, que, ao longo do ano, desempenhou um papel fundamental em diversas atividades. Queremos que este grupo cresça, fazendo com que mais cidadãos comuns possam atuar como multiplicadores das ações de Proteção e Defesa Civil”, comenta o coordenador municipal de Defesa Civil, Kleber de Moura.

Conforme ele destaca, o curso será ministrado por técnicos com ampla experiência em situações de emergência. Entre os tópicos que serão abordados durante a capacitação estão noções básicas de percepção de risco, de prevenção e combate a incêndios, de primeiros socorros, de sistema de alerta e de triagem de doações/logística. Mais informações sobre o curso podem ser obtidas pelo fone (48) 99176-8891.