No Dia Nacional da Assistência Social, São João Batista celebra avanços significativos na área

Adequação da carga horária dos assistentes sociais, ampliação do atendimento à população e recuperação de prédio devastado pela enchente estão entre as principais conquistas da área nos últimos 12 meses

Nesta quinta-feira (07), celebra-se o Dia Nacional da Assistência Social. A data serve como ponto de partida para destacar importantes avanços que o setor conquistou ao longo dos últimos 12 meses em São João Batista.

Um deles foi a adequação da carga horária dos assistentes sociais ao previsto na Lei Federal nº 12.317/2010. A proposta foi apresentada pelo Poder Executivo Batistense e aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores no início de setembro.

Outro avanço significativo foi no atendimento disponibilizado à população, que foi ampliado para o horário das 7h às 19h tanto no CREAS como no CRAS. Para tal, os equipamentos passaram a contar com duas equipes, sendo cada uma delas composta por um assistente social e um psicólogo.

“O trabalho tem como foco planejar e executar atividades com o objetivo de assegurar o processo de melhoria da qualidade de vida da população, atendendo às necessidades básicas das classes populares e dos segmentos sociais mais economicamente vulneráveis”, avalia a secretária municipal de Assistência Social, Giselle Marciana de Paula.

Ela relembra, ainda, que todos estes avanços ocorreram em meio a um cenário de grandes dificuldades, tendo em vista que a sede da Secretaria foi devastada pela enchente de 1º de dezembro de 2022 e ficou fechada por aproximadamente quatro meses.

Situado na rua Tibúrcio Taurino Bozzano, no bairro Jardim São Paulo, o prédio foi totalmente reformado, recebendo novos móveis e equipamentos. Em seguida, houve uma reorganização administrativa da Secretaria, visando centralizar serviços e facilitar o acesso à população.

Desta forma, o CRAS passou a atender no bairro Jardim São Paulo, junto ao setor de Cadastro Único, o Posto do Sine, o Posto do INSS e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo. Já a sede da Secretaria de Assistência foi alterada para a rua Pedro de Alcântara Raitz, nº 205, no bairro Tajuba II, integrando o setor de Habitação e as áreas administrativas da pasta. O telefone dos três equipamentos – Secretaria, CRAS e CREAS – foi unificado no (48) 3265-4043.

Conforme Giselle, outro ponto que merece destaque é o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que atualmente atende, em horários de contraturno escolar, cerca de 120 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. As atividades contam com a atuação de cinco educadores sociais.