Vacinação: pessoas de 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 12 anos podem tomar dose de reforço contra a Covid-19

Vacinas estão disponíveis nas salas de vacinação das unidades básicas de saúde Centro, Jardim São Paulo e Novo Horizonte

A Secretaria Municipal de Saúde de São João Batista, seguindo orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde, passa a recomendar a aplicação da segunda dose de reforço da vacina bivalente contra a Covid-19 para pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 12 anos que tenham recebido a última dose da vacina bivalente há mais de 6 meses.

“É essencial que cada cidadão mantenha seu esquema vacinal atualizado, de acordo com as doses adequadas para sua faixa etária. As vacinas disponíveis demonstram eficácia contra as variantes de Covid-19 em circulação no país, proporcionando proteção contra sintomas graves e óbitos”, comenta a diretora municipal de Vigilância em Saúde, Aline Maria Paulista.

Conforme ela destaca, apesar da melhora no cenário epidemiológico, a doença não deixou de existir. Em 2023, até o momento, foram registrados 238 casos positivos de Covid-19 em São João Batista, além de um óbito. Os números não levam em consideração casos não notificados, que são daquelas pessoas que não procuraram atendimento ou não fizeram o teste.

“Desta forma, medidas de prevenção, como a etiqueta da tosse, o uso de máscara por pessoas sintomáticas, a testagem e a vacinação de todas as pessoas a partir dos 6 meses de idade continuam sendo necessárias e de grande importância”, reforça a secretária municipal de Saúde, Karla Izabel Dalsenter.

Confira os horários de vacinação:

* Sala de vacinação da UBS Centro (Rua Gilson Geraldo Sartori, n° 411): de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h45

* Sala de vacinação da UBS Jardim São Paulo (Rua Tibúrcio Taurino Bozzano, n° 52): de segunda a sexta-feira: das 7h30 às 12h e das 13h às 16h45

* Sala de vacinação da UBS Novo Horizonte (Rua João Nicolodi – bairro Ribanceira do Sul): de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h45