Forte ventania destelha casas e empresas em São João Batista

Quedas de árvores também foram registradas em decorrência do fenômeno ocorrido na tarde de quinta

 

São João Batista mais uma vez contabiliza prejuízos causados por fatores climáticos. Ainda se recuperando dos alagamentos registrados na última semana, a Capital Catarinense do Calçado foi atingida por fortes ventos na tarde desta quinta (31/01). O fenômeno causou o destelhamento de centenas de casas e empresas, além de quedas de árvores em vias públicas.

Os bairros Cardoso, Centro, Krequer e Ribanceira do Sul foram os locais mais atingidos. No distrito de Tigipió também foram registradas ocorrências.  A administração municipal, por meio das secretarias de Infraestrutura e Assistência Social e da Coordenadoria de Defesa Civil, de imediato entrou em ação para atender as ocorrências. Os trabalhos, que contam com o apoio do Corpo de Bombeiros, prosseguem nesta sexta (01/02).

Um homem ficou ferido ao receber uma descarga elétrica de um fio que, mesmo caído, ainda estava energizado, quando verificava os estragos causados no telhado de seu estabelecimento comercial, no bairro Cardoso, e foi encaminhado ao Hospital Regional de São José. Segundo informações de familiares, embora passe bem, ele terá de passar, nesta sexta, por cirurgias em uma das mãos e no rosto.

Além disso, três residências na Ribanceira do Sul, sendo uma de forma total e outras duas parcialmente, foram interditadas pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil. Uma indústria de palmilhas, situada às margens da SC-410, ficou completamente destelhada.

A ventania também danificou a fiação da energia elétrica, fazendo com que mais de 12 mil unidades, de acordo com a Celesc, ficassem sem luz por algumas horas. Qualquer ocorrência deve ser comunicada à Defesa Civil pelo fone 199, ao Corpo de Bombeiros pelo fone 193 ou à Polícia Militar pelo fone 190.

 

Recomendações da Defesa Civil

Tempestades: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!