Nos pênaltis, Arataca fatura Municipal 2019

Equipe do interior conquistou seu primeiro título da competição logo em seu ano de estreia

O Arataca Futebol Clube é o campeão da 1ª Divisão do Municipal 2019. O título foi conquistado no último sábado (29), contra o Real São João, com uma boa dose de emoção. Após vencer a partida de ida por 1 a 0, a equipe do interior jogava pelo empate para faturar a Taça Celso Narciso Cim. No entanto, logo aos 17 minutos, Léo Souza abriu o placar para o Real São João.

Com algumas chances desperdiçadas, o placar permaneceu o mesmo até o fim e a disputa foi levada para os pênaltis. Roney, Gordo, Matheus, Diogo e Juci converteram para o Arataca. Já Léo Souza, Herivelton, Fabiano Curreca e Vini marcaram para os aurinegros, enquanto a terceira cobrança, efetuada por Ricardinho, parou nas mãos do goleiro Ronaldo.

É a primeira vez que o Arataca conquista o Municipal 2019 e logo em seu ano de estreia na competição. A campanha, do time treinado por Clecio Kock, foi de superação. Após duas derrotas nas rodadas iniciais, o Arataca emendou uma série de três vitórias consecutivas e, devido a resultados, chegou à última rodada da primeira fase já classificado. Assim, mesmo com um novo revés, ficou na quarta colocação.

Nas semifinais, o adversário foi o Cardoso, que fechou a primeira fase com 100% de aproveitamento. O Arataca, no entanto, surpreendeu e com duas vitórias, por 4 a 3 e 2 a 1, obteve uma histórica vaga na final do certamente, contra o também surpreendente Real São João. O confronto repetia a final da Divisão de Acesso do ano passado, mas, desta vez, teve desfecho diferente, com a taça rumando para o interior.

No total, o Arataca disputou 10 partidas, das quais venceu seis e foi derrotada em contra. Marcou 22 gols e sofreu 20. Além do título, a equipe teve o artilheiro do campeonato (Juci, com 11 gols). A melhor defesa foi a do Juventude, assim como o melhor ataque, empatado com o Cardoso, que ficou ainda com o troféu de equipe mais disciplinada. Os destaques da competição foram premiados ao final da partida de sábado, no Estádio Valério Gomes Neto.

Homenagem a Celso Narciso Cim

A taça da edição de 2019 do Campeonato Municipal de Futebol de Campo foi em homenagem a Celso Narciso Cim. No sábado, os familiares receberam uma placa em homenagem aos serviços prestados por ele. Falecido aos 64 anos, em março de 2018, o ex-vereador e ex-prefeito tinha no futebol uma de suas maiores paixões. Cim era torcedor do Santos e tradicional participante das disputas de futebol amador da cidade. Em São João Batista, jogou por Usati, Comercial e Tapes. E, ainda, na equipe Esquadrão, de futebol de salão.

Divisão de Acesso

Com o fim da 1ª Divisão, as atenções se voltam agora para a Divisão de Acesso. Os jogos de ida das semifinais foram disputadas no domingo (30), no Estádio Cristóvão Reinert dos Santos. Na primeira partida da tarde, o Tajuba abriu vantagem contra o Jardim São Paulo com uma vitória para 4 a 1. Em seguida, Quinta e Ribanceira do Sul empataram em 1 a 1.

Os confrontos de volta acontecem no próximo sábado (06), no Estádio Valério Gomes Neto. Às 14h, enfrentam-se Ribanceira do Sul e Quinta e, às 16h, Jardim São Paulo e Tajuba. Os vencedores de cada cruzamento se classificam para a final e também garantem uma vaga na elite do futebol batistense em 2020. Já os perdedores terão nova oportunidade de ascender de divisão na disputa do 3º lugar.