Redes municipais de ensino de São João Batista e Tijucas promovem projeto de integração entre estudantes da comunidade surda

Iniciativa teve início na última semana e está aberta à participação dos demais municípios da região

As redes municipais de ensino de São João Batista e Tijucas deram início, na última sexta-feira (20), a um projeto de integração entre os estudantes da comunidade surda das duas cidades. Um encontro foi realizado na Escola Alice da Silva Gomes, promovendo trocas de experiências entre os alunos. A iniciativa contou com a presença de professoras, orientadoras e coordenadores escolares, além de familiares.

“A comunicação é um aspecto fundamental para qualquer sociedade e, infelizmente, as pessoas surdas muitas vezes enfrentam barreiras nesse sentido. No entanto, é possível promover uma interação mais inclusiva e acessível para essa comunidade”, analisa a orientadora de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de São João Batista, Jeruza Mafessolli de Souza.

Conforme ela destaca, a interação entre a comunidade surda e a comunidade ouvinte pode ser desafiadora devido à diferença na forma de comunicação. Enquanto a maioria das pessoas ouvintes se comunica oralmente, as pessoas surdas utilizam principalmente a língua de sinais.

“Essa diferença pode gerar dificuldades na comunicação e compreensão mútua. É importante que a comunidade ouvinte esteja aberta e disposta a se adaptar para melhorar a interação com a comunidade surda. Isso inclui ter paciência e compreensão, além de estar disposto a aprender e se adaptar às necessidades específicas da comunidade surda, o que pode ser fortalecido por meio de eventos e encontros que promovam esta inclusão”, complementa Jeruza.

Já o secretário municipal de Educação de São João Batista, Willian Mafessolli, ressalta que o projeto terá sequência e estende o convite à participação dos demais municípios da região. Um novo encontro está agendado para o mês de novembro, em Tijucas. “Agradecemos imensamente a todos os envolvidos neste projeto, que tem como princípio a valorização e a inclusão da cultura surda”, pontua.