Secretaria Municipal de Saúde orienta população sobre como se prevenir contra escabiose

Principal característica da doença, que é popularmente conhecida como sarna, é uma coceira intensa, que geralmente se agrava durante a noite

A Secretaria Municipal de Saúde de São João Batista informa que está alerta aos surtos de escabiose – doença contagiosa conhecida popularmente como sarna – que estão afetando algumas cidades vizinhas. Apesar do cenário estar dentro do normal até o momento em São João Batista, a orientação é que a população fique alerta e adote alguns cuidados preventivos.

Conforme explica a Diretoria de Vigilância em Saúde, a escabiose é uma infestação parasitária da pele, causada por ácaros, e geralmente é transmitida de pessoa para pessoa por meio de contato físico. O tratamento é feito normalmente por meio de medicações de uso tópico ou de medicação oral em casos mais graves.

A principal característica da doença é uma coceira intensa, que geralmente se agrava durante a noite. Vermelhidão, erupções cutâneas e a formação de linhas finas na pele, especialmente em áreas como dedos, punhos, cotovelos e genitais, são outros sinais de escabiose.

O contágio por objetos compartilhados pode ocorrer, mas não é tão comum porque o ácaro não sobrevive por muito tempo fora de um hospedeiro. Por isso, para prevenir a infecção, deve-se evitar o contato próximo com pessoas contaminadas, manter bons hábitos de higiene, como lavar sempre as mãos com água e sabão e usar álcool gel, além de não compartilhar roupas e toalhas.

Conforme esclarece a Secretaria Municipal de Saúde, foram registrados, em junho, oito casos isolados da doença em São João Batista. Destes, quatro foram em adultos e quatro em crianças que frequentam diferentes unidades escolares, não configurando a ocorrência de surtos. Todos os casos já foram atendidos, com tratamento e acompanhamento adequados.

A orientação é que as pessoas fiquem atentas aos sintomas e, caso necessário, procurem assistência médica e sigam todas as orientações para evitar complicações da doença.