Vacinação contra a gripe é ampliada para crianças de até 12 anos em São João Batista

Imunização será liberada para demais faixas etárias assim que município receber mais doses

A Secretaria Municipal de Saúde de São João Batista comunica que a vacina contra a gripe já está disponível para crianças de até 12 anos de idade. A imunização também deverá ser liberada para demais faixas etárias assim que o Município receber novas remessas por parte do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

A ampliação do público-alvo tem como objetivo garantir uma maior cobertura vacinal e, com isso, reduzir o número de complicações e internações causadas por doenças respiratórias. Conforme esclarece a Divisão de Vigilância Epidemiológica, é de extrema importância que as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários, que são mais vulneráveis e correm mais risco de evoluir para formas graves da doença, garantam a dose da vacina contra a gripe.

“Estes grupos continuam com prioridade na vacinação. É uma época de aumento da circulação de vírus respiratórios e é essencial que a população mais vulnerável, como idosos, crianças e gestantes, proteja-se contra a gripe, evitando, assim, casos graves e hospitalizações”, destaca a secretária municipal de Saúde, Karla Izabel Dalsenter.

A vacina contra a gripe oferecida na rede pública de saúde é a trivalente. Ela protege contra os principais vírus influenza em circulação no Brasil, que são o influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e o vírus influenza B. A Secretaria ressalta que a dose não causa gripe e pode ser aplicada simultaneamente com outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação. Crianças que vão receber a vacina pela primeira vez devem tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.

Onde se vacinar contra a gripe

* Sala de vacinação da UBS Centro (Rua Gilson Geraldo Sartori, n° 411): de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h45

* Sala de vacinação da UBS Jardim São Paulo (Rua Tibúrcio Taurino Bozzano, n° 52): de segunda a sexta-feira: das 7h30 às 12h e das 13h às 16h45

* Sala de vacinação da UBS Novo Horizonte (Rua João Nicolodi – bairro Ribanceira do Sul): de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h45

* UBS Tigipió (Estrada Geral da Arataca): nas quartas-feiras, das 13h às 16h

* UBS Carmelo (Rua Augusto José Tamanini): nas quintas-feiras, das 8h às 11h

* UBS Ribanceira do Sul (Rua José Antônio Soares): quinzenalmente, nas quartas-feiras, das 13h às 16h

* UBS Fernandes (SC-108): quinzenalmente, nas quintas-feiras, das 13h às 16h

Para quem já está disponível a vacinação contra a gripe?

* Crianças de 6 meses até 12 anos de idade;

* Trabalhadores da saúde;

* Gestantes e puérperas (mães até 45 após o parto);

* Professores do ensino básico e superior;

* Povos indígenas e quilombolas;

* Idosos com 60 anos ou mais de idade;

* Pessoas em situação de rua;

* Profissionais das forças de segurança e salvamento;

* Profissionais das forças armadas;

* Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade;

* Pessoas com deficiência permanente;

* Caminhoneiros;

* Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso;

* Trabalhadores portuários;

* População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

Foto: Ricardo Wolffenbüttel-SECOM